ECONOMIA

Bolsas de NY fecham quase estáveis, preocupadas com EUA-China e Apple no radar

14 Mar 2019 - 19h45Por Gabriel Wainer

As bolsas de Nova York fecharam perto da estabilidade, mas sem sinal único, nesta quinta-feira, 14, com os investidores intensificando suas preocupações com as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, após o presidente americano, Donald Trump, ter dito na quarta-feira à noite a repórteres da Casa Branca que "não está com pressa" para fechar um acordo comercial. Por outro lado, a ação da Apple se destacou.

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,03%, em 25.709,94 pontos, o S&P 500 caiu 0,09%, em 2.808,48 pontos, e o Nasdaq recuou 0,16%, a 7.630,91 pontos.

Entre as principais ações que movimentaram o mercado estiveram a Boeing, que após apresentar leve recuperação no pregão de quarta voltou a cair, fechando em queda de 1,02%. A empresa busca ainda lidar com as dúvidas sobre seu modelo 737 MAX, após o grave acidente aéreo na Etiópia no domingo. Já a farmacêutica Pfizer registrou a maior queda do dia, de 1,95%, em meio a temores de alguns no mercado sobre maiores regulações no setor de saúde nos EUA. Facebook, por sua vez, caiu 1,85% após o jornal The New York Times informar que um grande júri sob a supervisão de promotores de Nova York realiza uma investigação criminal sobre as práticas de compartilhamento de dados da rede social.

Os setores de tecnologia e finanças ajudaram a conter as perdas. As maiores altas do dia foram da Visa, que subiu 1,13%, da Apple, que avançou, 1,11%, e do J.P. Morgan, que teve alta de 0,91%. No caso da Apple, ajudou a avaliação do Morgan Stanley de que as vendas de iPhone na China mostram sinais de estabilização.

Sobre a China, a mudança de tom do presidente americano sobre as negociações comerciais entre os dois países fez com que os investidores ficassem mais cautelosos. Quarta à noite, Trump disse a repórteres na Casa Branca que "não está com pressa" para fechar um acordo, acrescentando ainda que o presidente chinês, Xi Jinping, sabe que ele não aceitará um acordo fraco, como fez no mês passado após a reunião de cúpula de Hanói com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, sobre a desnuclearização da Península Coreana.

Nesta quinta, o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, afirmou que o encontro entre Trump e Xi não deve ocorrer no fim de março como anteriormente sugerido, já que ainda há trabalho a ser feito no diálogo entre os países para se chegar a um acordo. A declaração foi dada a repórteres após audiência no Senado americano, em Washington.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia