CAMPANHA AUTOPROPELIDOS
ECONOMIA

Bolsas de NY fecham em leve baixa com realização de lucros

24 Abr 2019 - 20h17Por Gabriel Wainer

Os mercados acionários americanos encerraram o pregão desta quarta-feira, 24, em baixas moderadas, em um movimento de realização de lucros um dia após tanto o S&P 500 quanto o Nasdaq apresentarem máximas históricas de fechamento. A guerra comercial sino-americana e balanços corporativos também estiveram no radar dos agentes.

Em Wall Street, o Dow Jones fechou em queda de 0,22%, em 26.597,05, mesma queda porcentual do S&P 500, que terminou em 2.927,25 pontos. O índice eletrônico Nasdaq, por sua vez, recuou 0,23%, em 8.102,01 pontos.

No acumulado do ano, os três principais indicadores de ações nova-iorquinos apresentam ganhos expressivos. Enquanto o Dow Jones acumula alta de 14,02%, o S&P 500 subiu 16,77% e o Nasdaq avançou 22,11%. A alta das bolsas em Nova York se deu em um cenário no qual os investidores acreditam que um acordo comercial entre EUA e China será firmado. De acordo com a Casa Branca, o representante comercial americano, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, irão a Pequim na próxima semana com o objetivo de retomar as negociações comerciais entre os dois países.

Desde o início da disputa tarifária entre as duas maiores economias do globo, companhias ligadas ao setor industrial têm sido as principais afetadas pelas incertezas com o comércio global. Mesmo com a confirmação de novas rodadas de conversas comerciais entre americanos e chineses, o subíndice industrial do S&P 500 fechou esta quarta-feira em queda de 0,31%, aos 661,38 pontos. Parte dessa queda veio das ações da Caterpillar, que sofreram recuo de 3,03%, enquanto Lockheed Martin (-0,89%) e General Electric (-0,11%) também contribuíram para as perdas.

A queda do preço das ações da Caterpillar está diretamente relacionada ao balanço da companhia. Apesar de lucro e receita acima do esperado no primeiro trimestre, a empresa informou, durante teleconferência, que pode perder fatia de mercado na China mesmo em um cenário mais otimista para o crescimento no país. De acordo com o presidente-executivo da Caterpillar, Jim Umpleby, tanto a empresa quanto alguns de seus maiores consumidores estão mais cautelosos quanto a planos de investimento devido às incertezas que envolvem os EUA e outros países na questão comercial. A Boeing, que também divulgou números nesta quarta-feira, informou que suas projeções para o ano serão alteradas e tornadas públicas em breve. A ação da companhia subiu 0,39%.

Outra companhia americana a divulgar resultados nesta quarta foi a AT&T, cuja receita do primeiro trimestre ficou aquém do esperado pelo mercado após a compra da Time Warner. As ações da companhia cederam 4,08%, em um cenário de baixa para outras empresas de comunicação, como a Netflix, cujos papéis recuaram 2,01%. Estudo da consultoria de análise de dados Mindnet Analytics chegou à conclusão de que cerca de 14% dos usuários da gigante do streaming cogitam mudar para o Disney+, que deve ser lançado em novembro nos EUA. Isso representa quase 9 milhões de usuários. Com a divulgação do levantamento, a Walt Disney viu suas ações subirem 1,30% nesta quarta-feira.

Matérias Relacionadas

Economia

É neste fim de semana! Ação de aniversário da Conceito Veículos

Loja está localizada na Vila Baependi, em Jaraguá do Sul
É neste fim de semana! Ação de aniversário da Conceito Veículos
Geral

Governo Federal abre prazo para adesão ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos

O pagamento começa em 24 de julho com 100 mil beneficiários atendidos por dia
Governo Federal abre prazo para adesão ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos
Economia

Tarifa de 50% prejudica severamente parte das exportações catarinenses, avalia FIESC

Presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, reitera a necessidade de manutenção dos canais de negociação diplomacia brasileira, sob pena da situação se agravar com o cancelamento de investimentos no Brasil
Tarifa de 50% prejudica severamente parte das exportações catarinenses, avalia FIESC
Geral

Nova tarifa social de energia elétrica já está valendo

Beneficiários do CadÚnico que cumprem requisitos têm direito
Nova tarifa social de energia elétrica já está valendo
Ver mais de Economia