ECONOMIA

Bolsas de NY fecham em baixa com impacto de medida contra Huawei sobre techs

20 Mai 2019 - 18h53Por Nicholas Shores

As bolsas de Nova York fecharam em queda generalizada nesta segunda-feira, 20, sob pressão principalmente das ações do setor de tecnologia, numa reação às mais novas consequências da ofensiva do governo dos Estados Unidos contra a Huawei, que levou gigantes como o Google a suspender alguns serviços à empresa chinesa.

Em Wall Street, o índice Dow Jones fechou em queda de 0,33%, em 25.679,90 pontos, enquanto o S&P 500 caiu 0,67%, aos 2.840,23 pontos. Já o índice Nasdaq recuou 1,46%, aos 7.702,38 pontos.

Na semana passada, o Departamento de Comércio dos EUA anunciou que estava adicionando a Huawei a uma espécie de lista negra por motivos de segurança nacional, exigindo que empresas que exportam tecnologia americana para a empresa chinesa solicitem uma licença. O órgão indicou que as aplicações provavelmente serão negadas.

O temor de que Pequim pudesse retaliar se somou nesta segunda-feira aos anúncios por empresas americanas como Google e Qualcomm de que, para estar em conformidade com a diretiva de Washington, suspenderiam uma série de serviços exportados à Huawei.

Ainda pela manhã (pelo horário de Brasília), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang afirmou que o país "monitorará o desenvolvimento da situação", mas não indicou como Pequim reagirá.

"A China apoia as empresas chinesas para que adotem armas legais para defender seus direitos legítimos", disse, segundo a Associated Press.

As repercussões sobre as ações de giant techs americanas foram negativas, com os papéis do Google recuando 2,06%, os da Apple perdendo 3,13% e os da Microsoft cedendo 1,44%.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia