ECONOMIA

Bolsas de NY fecham em alta após indicadores americanos superarem expectativas

16 Mai 2019 - 20h00Por Gabriel Wainer

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quinta-feira, 16, apoiadas pela divulgação de indicadores econômicos americanos melhores do que o esperado, que apoiaram principalmente os papéis do setor financeiro.

Em Wall Street, o índice Dow Jones fechou em alta de 0,84%, em 25.862,68 pontos, enquanto o S&P 500 avançava 0,89%, em 2.876,32 pontos. O índice eletrônico Nasdaq, por sua vez, fechou em alta de 0,97%, em 7.898,05 pontos.

A manhã foi repleta de indicadores americanos que surpreenderam positivamente os analistas do mercado. O número de pedidos de auxílio-desemprego caiu 16 mil na semana, para 212 mil, superando a previsão de queda menor, para 220 mil. Além disso, o número de construção de moradias iniciadas subiu 5,7% em abril, também acima da previsão.

Os indicadores sugeriram uma melhora no ambiente econômico, apoiando os papéis de instituições financeiras. O subíndice financeiro do S&P 500 foi o segundo que mais avançou no dia, ganhando 1,10%, em 448,19 pontos, com ganhos importantes do Citigroup (+1,71%), do Goldman Sachs (+1,40%) e do JP Morgan (+1,28%).

Empresas de tecnologia também viram seus papéis se valorizarem à medida que, na quarta, o presidente americano, Donald Trump, declarou emergência nacional em razão das "ameaças contra a tecnologia americana", movimento que os analistas esperam que seja seguido por um banimento da Huawei, empresa de telecomunicação da China. Nesse sentido, a Microsoft viu seus papéis se valorizarem 2,31%, enquanto a Amazon ganhou 1,95%.

Ainda no universo corporativo, o Walmart divulgou balanço trimestral que indicou que os ganhos para o ano fiscal de 2020 superarão as expectativas dos analistas. Os papéis da gigante do varejo subiram 1,40% no pregão.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia