Dia internacional das Mulheres
ECONOMIA

Bolsas da Europa sobem com dados e notícia sobre avanço no diálogo EUA-China

01 Mar 2019 - 16h15Por Gabriel Bueno da Costa

s bolsas europeias fecharam na maioria em alta, nesta sexta-feira, 1. Os índices foram apoiados por alguns indicadores locais, bem como por relatos de que pode estar mais perto um acordo nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,39%, em 374,24 pontos.

Relatos de que um acordo comercial entre americanos e chineses poderia estar em elaboração ajudou o apetite por risco entre investidores na Europa. Além disso, pode haver uma reunião de cúpula entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o americano, Donald Trump, mais adiante nos EUA, para selar esse acordo. Embora sem confirmação oficial, essa possibilidade colaborou no apetite por risco nos mercados internacionais.

Na Europa, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 1,5% em fevereiro, na comparação anual, acelerando após alta de 1,4% em janeiro, mostrou a preliminar do dado. O resultado veio em linha com a previsão dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. A taxa de desemprego da zona do euro, por sua vez, manteve-se em 7,8% em janeiro, quando os economistas previam alta para 7,9%.

Na Alemanha, as vendas no varejo cresceram 3,3% em janeiro, na comparação com o mês anterior, após ajustes, um resultado positivo, mas o índice de gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) da indústria do país recuou de 49,7 em janeiro a 47,6 em fevereiro, na mínima desde dezembro de 2012.

Na bolsa de Londres, o índice FTSE-100 fechou em alta de 0,45%, a 7.106,73 pontos, recuperando-se após três baixas seguidas, mas com recuo de 1,00% na semana. Entre as ações de bancos, HSBC subiu 0,20%, mas Lloyds recuou 1,09%. Vast Resources, por sua vez, teve ganho de 3,03%.

Em Frankfurt, o índice DAX avançou 0,75%, a 11.601,68 pontos, e na semana subiu 1,26%. Entre as ações mais negociadas, Deutsche Bank mostrou alta de 0,15% e Deutsche Telekom, de 0,28%, mas Aroundtown caiu 1,15%.

Na bolsa de Paris, o índice CAC-40 teve alta de 0,47%, a 5.265,19 pontos, e na comparação semanal mostrou ganho de 0,95%. A ação da Air France-KLM avançou 5,44%, recuperando-se parcialmente das quedas fortes nos dois dias anteriores. O papel ficou pressionado nesta semana após o governo da Holanda informar que havia aumentado sua participação na companhia sem informar seus parceiros, entre eles o governo da França. O ministro das Finanças holandês se reuniu com o ministro das Finanças da França para tentar acalmar o quadro. O ministro francês, Bruno Le Maire, afirmou que a conversa foi "franca e clara" e que os dois países trabalharão juntos para melhorar a competitividade da empresa. Entre outras ações, a petroleira Total recuou 0,23%.

O índice FTSE-MIB, da bolsa de Milão, teve alta de 0,17%, a 20.694,53 pontos, na mínima do dia, e subiu 2,13% na semana. Intesa Sanpaolo caiu 0,51% e BPM teve baixa de 1,95%, entre os bancos italianos, enquanto OVS subiu 6,34%.

Na bolsa de Madri, o índice IBEX-35 foi na contramão da maioria e caiu 0,11%, a 9.267,70 pontos, fechando na mínima do dia, mas com alta semanal de 0,69%. Duro Felguera recuou 4,91% e Vértice Trescientos teve baixa de 6,19%, entre os papéis mais negociados, enquanto Santander caiu 0,97%.

Em Lisboa, o índice PSI-20 teve ganho de 1,02%, a 5.238,54 pontos, e na semana avançou 1,67%. Banco Comercial Português registrou alta de 1,04% e Altri, de 1,67%. (Com informações da Dow Jones Newswires)

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Em nova coleção, Malwee aposta em versatilidade e moda atemporal

Marca apresenta peças atemporais como moletons, malhas texturizadas, calças jogger, jeans e tricôs clássicos para serem usados por vários invernos
Em nova coleção, Malwee aposta em versatilidade e moda atemporal
Geral

Guaramirim e Schroeder firmam parceria para manutenção da rua Rio de Janeiro

A partir de agora, os municípios irão dividir custos para manutenção e disponibilização de material/equipamento para a manutenção da via. 
Guaramirim e Schroeder firmam parceria para manutenção da rua Rio de Janeiro
Economia

Corupá está com vagas de trabalho abertas

Confira as oportunidades de emprego nas empresas do município
Corupá está com vagas de trabalho abertas
Economia

Entenda as mudanças da PEC Emergencial

Proposta reinstitui auxílio em troca de medidas de ajuste fiscal
Entenda as mudanças da PEC Emergencial
Ver mais de Economia