ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, de olho nos EUA e política da Espanha

13 Fev 2019 - 16h56Por Gabriel Bueno da Costa

As bolsas da Europa fecharam sem sinal único nesta quarta-feira, 13. Sinais vindos dos Estados Unidos apoiaram o apetite por risco em geral, mas houve preocupação com o quadro político espanhol, após o governo local não conseguir aprovar o orçamento deste ano no Parlamento, o que deve abrir caminho para eleições antecipadas.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,60%, em 364,97 pontos.

A avaliação de que pode se concretizar mais adiante um acordo comercial entre Estados Unidos e China apoiou o apetite por risco nas praças europeias. Além disso, ainda esteve no radar o fato de que ocorreram avanços no diálogo entre republicanos e democratas no Congresso americano para evitar nova paralisação parcial (shutdown) do governo, embora o presidente Donald Trump não tenha garantido que assinará o acordo.

Na Europa, o quadro político espanhol gerou cautela. A Câmara de Deputados local rejeitou o orçamento enviado pelo governo, o que deve precipitar eleições antecipadas, diante do desafio à administração do premiê Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). Segundo a imprensa local, Sánchez deve anunciar nesta sexta-feira a data para as próximas eleições gerais. O banco suíço Julius Baer prevê que a economia do país mantenha força, mas alerta para o risco de perda de fôlego se houver incerteza política prolongada.

Os desdobramentos do processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, também seguiram no radar dos investidores. Hoje, a premiê Theresa May reforçou seu compromisso de deixar o bloco em 29 de março. Ainda no Reino Unido, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) desacelerou a 1,8% em janeiro, na comparação anual, de 2,1% em dezembro, abaixo da meta de 2% do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês).

Entre os setores, papéis de energia foram apoiados pela força do petróleo, que subiu após a Agência Internacional de Energia (AIE) dizer que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu sua produção da commodity ao menor nível em quase quatro anos.

Na bolsa de Londres, o índice FTSE-100 fechou em alta de 0,81%, em 7.190,84 pontos. A petroleira BP teve alta de 1,10%, enquanto a mineradora Glencore subiu 2,30% e Antofagasta avançou 3,1%, mas Barclays recuou 0,03%. DS subiu 4,6%, após a companhia do setor de embalagens divulgar balanço positivo.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,37%, a 11.167,22 pontos. Entre os papéis mais negociados, Aroundtown caiu 0,52%, Deutsche Bank avançou 0,57% e Deutsche Telekom registrou ganho de 0,07%.

O índice CAC-40, da bolsa de Paris, teve ganho de 0,35%, a 5.074,27 pontos. A petroleira Total subiu 0,24%, BNP Paribas teve alta de 0,96% e Société Générale caiu 0,94%.

Na bolsa de Milão, o índice FTSE-MIB avançou 0,93%, a 19.989,90 pontos. Entre os bancos italianos, Intesa Sanpaolo subiu 0,35%, BPM caiu 0,33% e UniCredit avançou 2,16%.

Em Madri, o índice IBEX-35 recuou 0,01%, a 8.982,40 pontos. Santander ficou quase estável, em alta de 0,06%, e Banco de Sabadell avançou 2,16%, porém Abengoa B caiu 3,75%.

Na bolsa de Lisboa, o índice PSI-20 teve baixa de 1,19%, a 5.070,67 pontos. Banco Comercial Português teve baixa de 2,39% e Corticeira Amorim, de 2,28%. (Com informações da Dow Jones Newswires)

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia