Mobilidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, coronavírus e política local no radar

10 Fev 2020 - 15h46Por Gabriel Bueno da Costa

As principais bolsas europeias fecharam sem direção única, nesta segunda-feira. Temores com o coronavírus e seus impactos na economia voltaram a preocupar investidores, que estiveram atentos também ao noticiário da política local, sobretudo na Alemanha.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,07%, em 424,64 pontos.

Ainda com o pregão europeu aberto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou novo balanço sobre o coronavírus, com 40.235 casos confirmados e 909 mortes na China. No resto do mundo, há 309 confirmações de casos, com uma morte nas Filipinas. A OMS ainda alertou para alguns poucos casos de pacientes que não estiveram na China, mas foram recentemente infectados pelo vírus.

O BMO Capital Markets acredita que deve desacelerar o número total de novos casos e de mortes pela doença nas próximas semanas, mas lembra em relatório que a própria OMS tem sido cautelosa em fazer previsões neste momento. "Até que o surto esteja sob controle, problemas nos negócios em viagens, cadeias de suprimento e turismo, bem como a paralisação em grandes áreas da economia da China, deprimirão a economia global", alerta o banco. O Danske Bank, por sua vez, lembra que a China previa retomar a produção hoje, após um feriado prolongado estendido pelo combate à doença, ponderando que isso poderia levar a mais casos de contágio. "Portanto, a incerteza seguirá conosco por um tempo", alerta. Hoje, o governo do Reino Unido declarou o coronavírus uma ameaça "séria e iminente" à saúde pública, o que pode ajudar na resposta ao problema.

A LPL Financial Research diz que o coronavírus seguiu como foco dos mercados globais, com "quedas modestas" nas principais praças, por ora. Para a corretora, os mercados precificam um "cenário de contenção relativamente otimista".

Além disso, a política do continente esteve no radar. Na Irlanda, há indefinição sobre o resultado eleitoral do fim de semana, com risco de impasse para se formar o governo. Na Alemanha, a ministra de Defesa, Annegret Kramp-Karrenbauer, disse que não pretende concorrer ao posto de chanceler e que deixará o comando da União Cristã Democrata mais adiante neste ano, o que frustrou o plano de sucessão traçado pela chanceler Angela Merkel. Para a Eurasia, o premiê da Renânia do Norte-Westfália, Armin Laschet, é favorito a ficar com o comando da sigla, por ser mais "liberal, pragmático" e "o mais próximo da posição moderada de Angela Merkel". O país deve realizar eleição geral em 2021.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,27%, em 7.446,88 pontos. Ações do setor de energia estiveram pressionadas, em jornada negativa para o petróleo e diante de dúvidas sobre a demanda futura de commodities. BP caiu 1,15%, enquanto a mineradora Glencore recuou 1,15%.

Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,15%, para 13.494,03 pontos. Entre os bancos alemães, Deutsche Bank caiu 1,15% e Commerzbank, 0,95%. No setor de energia, E.ON foi na contramão e subiu 0,56%, entre as mais negociadas.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 caiu 0,23%, a 6.015,67 pontos. Société Générale caiu 1,31% e a petroleira Total teve baixa de 1,51%.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, subiu 0,12%, a 24.507,70 pontos. Credito Valtellinese foi o papel mais negociado, em alta de 9,82%. Já Intesa Sanpaolo perdeu 0,69% e Banco BPM teve baixa de 0,72%.

Em Madri, o índice IBEX 35 fechou em alta de 0,05%, a 9,816,00 pontos, passando ao território positivo nos ajustes finais. Os bancos espanhóis não tiveram sinal único, com Santander em queda de 0,58% e BBVA em alta de 0,29%. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 caiu 0,15%, a 5.282,06 pontos.

Matérias Relacionadas

Economia

Dia do Empreendedor: Santa Catarina tem mais de 970 mil trabalhadores por conta própria

O volume reflete uma tendência cada vez mais vista no Estado: muitos trabalhadores estão optando por deixar a carteira de trabalho para apostar em um negócio próprio
Dia do Empreendedor: Santa Catarina tem mais de 970 mil trabalhadores por conta própria
Economia

CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças

O comércio local estará de portas abertas até às 17h, para dar mais tempo para que a comunidade possa escolher com calma os presentes para toda a garotada
CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças
Economia

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Entra em vigor a bandeira vermelha, com a tarifa mais alta do sistema
Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje
Economia

Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto

Dois municípios do Vale do Itapocu têm saldos negativos no último levantamento do Caged
Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto
Ver mais de Economia