ECONOMIA
Bolsas da Europa fecham em queda com preocupação com economia global
Os mercados acionários da Europa fecharam em queda nesta segunda-feira, 25, ainda pressionados por preocupações com a economia global retomadas na última semana, após dados ruins da indústria no Velho Continente e fora dele e da inversão de parte da curva de juros dos Treasuries. O índice Stoxx 600 caiu 0,45%, a 374,33 pontos.
A Bolsa de Londres registrou queda de 0,42%, a 7.177,58 pontos; Frankfurt recuou 0,15%, a 11.346,65 pontos; Paris caiu 0,18%, a 5.260,64 pontos; Milão cedeu 0,09%, a 21.059,60 pontos; Lisboa perdeu 0,35%, a 5.142,45 pontos; e Madri baixou 0,21%, a 9.179,90 pontos.
Na sexta-feira, o yield da T-bill de três meses ultrapassou o da T-note de dez anos e, pela primeira vez desde 2007, a curva de juros se inverteu. O movimento se somou à contração vista no índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) medido pela IHS Markit das principais economias europeias, Alemanha e França, além da zona do euro como um todo, acompanhadas de Japão. Nos EUA, o indicador tocou o menor nível em 21 meses.
Em meio ao cenário, a cautela com a economia global voltou ao radar dos agentes e nem a leitura que mostrou alta surpreendente no índice de sentimento das empresas alemãs do instituto Ifo foi capaz de dar fôlego à melhora ensaiada pelos mercados durante a manhã.
No Reino Unido, a primeira-ministra Theresa May reconheceu que ainda não há uma maioria no Parlamento britânico disposta a aprovar o acordo do Brexit negociado com a União Europeia (UE) em uma terceira tentativa de votação. A líder conservadora tem sofrido pressão de correligionários e ministros de seu gabinete para deixar o cargo, em troca de apoio ao texto que prevê os parâmetros da saída.
Em pronunciamento na Casa dos Comuns, May pontuou ainda que, por ora, as opções para Westminster são o atual acordo - já derrotado duas vezes na Casa -, um Brexit sem acordo ou uma extensão do prazo até a separação, que obrigaria o Reino Unido a participar das eleições ao Parlamento Europeu, de 23 a 26 de maio.

Matérias Relacionadas
Economia
Carnês do IPTU de Jaraguá podem ser impressos no site da prefeitura
Esta opção também está disponível no App Jaraguá na Mão

Economia
Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás
Reajuste será nas refinarias e entra em vigor amanhã

Economia
Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje
Receita espera receber 32,6 mi de declarações até 30 de abril
