Mobilidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham em baixa com influência de decisão do Fed

02 Mai 2019 - 17h20

Os mercados acionários europeus encerraram o pregão desta quinta-feira, 2, em baixa, afetados pela visão menos "dovish" (leve) do que o esperado pelos investidores da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Nesse cenário, o índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,58%, para 388,84 pontos.

Na decisão desta semana, o Fed anunciou a manutenção da taxa dos Fed funds na faixa entre 2,25% e 2,50%, mas cortou a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) de 2,40% para 2,35%.

Apesar da redução, o presidente do Fed, Jerome Powell, caracterizou o movimento como estritamente técnico e minimizou preocupações com a fraqueza da inflação nos Estados Unidos. Além disso, o dirigente contrariou o que estava sendo precificado nos mercados e indicou que as taxas de juros continuarão inalteradas, diminuindo as apostas de corte nas taxas.

Nesse cenário, o índice Ibex 35, da Bolsa de Madri, recuou 1,59%, para 9.418,20 pontos; o FTSE MIB, da Bolsa de Milão, encerrou o dia em queda de 0,78%, para 21.710,38 pontos; o PSI 20, da Bolsa de Lisboa, caiu 0,09%, para 5.385,71 pontos; e o DAX, da Bolsa de Franfkurt, apresentou avanço de apenas 0,01%, cotado a 12.345,42 pontos.

No Reino Unido, o destaque ficou com a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês). Como antecipado pelos agentes, o banco central manteve o juro básico inalterado em 0,75% ao ano.

Nesse cenário, o índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, fechou em queda de 0,46%, aos 7.351,31 pontos. No setor bancário, o Lloyds caiu 1,26% após apresentar lucro líquido abaixo do esperado pelos mercados no primeiro trimestre.

Em Paris, o índice CAC 40 fechou o dia em queda de 0,85%, a 5.538,86 pontos. O foco esteve no BNP Paribas, que informou lucro líquido acima do esperado no trimestre encerrado em março. A ação do banco francês encerrou o dia em alta de 1,16%.

Matérias Relacionadas

Economia

CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças

O comércio local estará de portas abertas até às 17h, para dar mais tempo para que a comunidade possa escolher com calma os presentes para toda a garotada
CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças
Economia

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Entra em vigor a bandeira vermelha, com a tarifa mais alta do sistema
Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje
Economia

Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto

Dois municípios do Vale do Itapocu têm saldos negativos no último levantamento do Caged
Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto
Geral

A conta de luz terá bandeira tarifária mais cara do sistema no mês de outubro

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeiravermelha patamar 2 é baixa previsão de chuva
A conta de luz terá bandeira tarifária mais cara do sistema no mês de outubro
Ver mais de Economia