ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham em alta de olho no Fed, mas com cautela sobre Brexit

19 Mar 2019 - 18h30Por Gabriel Wainer

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta terça-feira, 19, em meio à expectativa dos investidores com a reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que começou nesta terça e termina na quarta, 20, e das incertezas em torno do Brexit.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,57%, em 384,29 pontos. Em Londres, o índice FTSE-100 avançou 0,34% em 7.324,00; em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,13%, em 11.788,41; em Paris, o índice CAC-40 fechou em alta de 0,24%, em 5.425,90 pontos; em Milão, o índice FTSE-MIB subiu 0,92%, em 21.430,35 pontos; em Madri, o índice IBEX 35 fechou em alta de 0,88%, em 9.492,30 pontos; e em Lisboa o índice PSI 20 fechou em alta de 0,32%, em 5.300,51 pontos.

Em um contexto de desaceleração global, os investidores do mercado estão apostando que o Fed irá manter a postura dovish, ou seja, continuará com uma política de estímulos financeiros com a manutenção dos juros básicos e a redução de projeções para futuros aumentos das taxas, tornando os investimentos em ações mais atraentes.

Apesar do otimismo com a política monetária do outro lado do Atlântico, as incertezas em torno do Brexit permanecem no radar dos investidores. Na segunda-feira, o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, descartou a possibilidade de uma terceira votação do acordo do Brexit da primeira-ministra, Theresa May, porque de acordo com ele, para que o texto que foi rejeitado duas vezes no Parlamento seja votado novamente, deve haver mudanças. A interferência atrapalhou os planos de Downing Street porque o governo vinha costurando novos apoios à proposta de May para que uma votação ocorresse nesta terça ou na quarta, antes do encontro do Conselho Europeu, na quinta-feira.

No mercado acionário, destacaram-se, principalmente, as montadoras de automóveis. Após o presidente da holding FFP, da família Peugeot, dizer ao jornal francês Los Echos que a companhia estaria pronta para uma fusão ou aquisição da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). As ações da FCA subiram 5,01%, enquanto as da Peugeot avançaram 2,74%. Na esteira das altas de segunda, a mineradora Antofagasta subiu 2,77% em Londres após anunciar o pagamento de dividendos maior do que o esperado.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás

Reajuste será nas refinarias e entra em vigor amanhã
Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás
Economia

Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje

Receita espera receber 32,6 mi de declarações até 30 de abril
Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje

Mega-Sena sai para um apostador que ganha 49 milhões

Próximo sorteio será quarta-feira
Saúde

Entidades empresariais manifestam apoio ao decreto do Governo do Estado

Ver mais de Economia