Economia

Boletim Agropecuário da Epagri aponta valorização de 13% no preço do arroz em Santa Catarina

Com 100% da safra colhida, produto teve aumento em função da enchente prolongada no Rio Grande do Sul

24 Jun 2024 - 20h41Por Rogério Tallini
Boletim da Epagri aponta valorização dos preços do arroz em Santa Catarina - Crédito: Divulgação / EpagriBoletim da Epagri aponta valorização dos preços do arroz em Santa Catarina - Crédito: Divulgação / Epagri

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) divulgou nesta segunda-feira (24), o Boletim Agropecuário do mês de junho, apontando o comportamento das principais culturas agrícolas do Estado de Santa Catarina. 

Em relação ao arroz, uma das principais culturas agrícolas do Vale do Itapocu, o Boletim Agropecuário da Epagri mostra que os preços do arroz em casca, no mês de maio e na primeira quinzena de junho, apresentaram valorização em função da prolongada enchente ocorrida no Rio Grande do Sul. De abril a junho, os preços gaúchos variaram positivamente em torno de 20%, enquanto em Santa Catarina essa variação foi de aproximadamente 13%.

A safra catarinense 2023/2024, que foi 100% colhida, teve uma redução de aproximadamente 0,9% na área plantada. A ocorrência de chuvas excessivas, baixa luminosidade, excesso de nebulosidade, dificuldade de execução de tratamentos fitossanitários e excesso de calor na floração, prejudicou o desenvolvimento das lavouras. Por isso, a produtividade recuou 8,36% na comparação com a safra anterior.

O Boletim Agropecuário é uma publicação mensal do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) e divulga o comportamento de culturas como: arroz, feijão, milho, soja, trigo, maça, alho, cebola, bem como as produções de frangos, bovinos, leite, entre outras. A íntegra do documento está disponível no site do Observatório Agro Catarinense, da Epagri e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. 
 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!  
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
InstaFace e Site

Matérias Relacionadas

Economia

Exportações catarinenses caem 5,5% no primeiro semestre

Recuo nas vendas de carnes de aves e de suínos e também de soja prejudicam desempenho no acumulado do ano; alta nas exportações de motores elétricos e madeira minimizam queda
Exportações catarinenses caem 5,5% no primeiro semestre
Economia

Senado adia votação da reoneração da folha de pagamento de 17 setores

Senado adia votação da reoneração da folha de pagamento de 17 setores
Economia

Câmara aprova texto-base da reforma tributária com trava no IVA

Inclusão de carnes na cesta básica foi aprovada em destaque
Câmara aprova texto-base da reforma tributária com trava no IVA
Economia

INPC fica em 0,25% em junho, acima da inflação oficial

Índice acumula taxas de 2,68% no ano e de 3,70% em 12 meses, diz IBGE
INPC fica em 0,25% em junho, acima da inflação oficial
Ver mais de Economia