ECONOMIA

BC dos EUA "ouve muito atentamente" os mercados, diz presidente do Fed de NY

21 Dez 2018 - 12h54Por Gabriel Bueno da Costa

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Nova York, John Williams, afirmou nesta sexta-feira que a instituição "avalia muito atentamente" os sinais dos mercados, a fim de tomar suas melhores decisões na política monetária. Com direito a voto nas decisões de juros, Williams enfatizou ainda que o Fed tem flexibilidade na realização de sua política, podendo alterar o rumo a partir dos sinais do mercado e da perspectiva econômica.

Em entrevista à rede CNBC, Williams afirmou que há uma série de fatores que influenciam os mercados nos últimos meses, para além de especificidades de política monetária ou da perspectiva. Ele citou preocupações com o comércio global e a China e também com tarifas e negociações comerciais. "Diria que uma série de fatores contribui para a volatilidade nos mercados", comentou.

O dirigente disse que o Fed já provou em anos recentes que, quando há mudanças no cenário, está pronto a reavaliar sua postura na política monetária "para garantir nossos objetivos de máximo emprego e estabilidade de preços e isso é o que faremos".

Williams afirmou que o mais recente comunicado não era uma promessa de elevar os juros de novo, enfatizando a flexibilidade da instituição a partir dos sinais do cenário. Segundo ele, caso a economia atenda às expectativas dos dirigentes, duas altas de juros em 2019 "são prováveis".

O presidente do Fed de Nova York citou ainda que prevê crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA em 2019, com inflação em "cerca de 2%" e a taxa de desemprego em 3,5%. Ele também disse que não vê neste momento motivos para mudar o plano de redução gradual no balanço patrimonial do Fed.

Matérias Relacionadas

Economia

Projeção de crescimento de Guaramirim atrai investimentos na construção civil

Com este desenvolvimento natural, impulsionado pela geração de vagas de emprego e importantes obras estruturais, o município também ganha um novo conceito de empreendimento, representado pelo Residencial Torres de Turim
Projeção de crescimento de Guaramirim atrai investimentos na construção civil
Economia

Sorteio da Quina de São João será neste sábado

Prêmio de R$ 170 milhões é o maior do concurso
Sorteio da Quina de São João será neste sábado
Economia

Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado

Segundo órgão, mensagem que circula na internet não passa de rumor
Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado
Economia

Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes

Ministro se reuniu com empresário na Fiesp, em São Paulo
Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes
Ver mais de Economia