ECONOMIA

BC da Turquia promete usar "todos os instrumentos" para manter estabilidade

25 Mar 2019 - 10h59

O Banco Central da Turquia disse hoje que irá monitorar de perto as oscilações e formações de preços "não saudáveis" nos mercados financeiros e voltará a agir se necessário, num momento em que a lira turca se recupera ante o dólar depois de sofrer forte queda na última sexta-feira (22).

Em comunicado, o BC turco afirmou que irá "usar todos os instrumentos de política monetária e de gestão de liquidez" para manter a estabilidade dos preços e sustentar a estabilidade financeira, caso haja necessidade.

Às 9h55 (de Brasília), o dólar se enfraquecia a 5,6618 liras turcas, de 5,7731 liras no fim da tarde de sexta-feira em Nova York.

Na sexta, a moeda turca sofreu um tombo de mais de 5% frente ao dólar, registrando sua maior perda desde a crise cambial de agosto do ano passado, em meio a temores de liquidação em mercados emergentes e preocupações com tensões entre Estados Unidos e Turquia.

No fim da semana passada, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que o apelo do presidente dos EUA, Donald Trump, para o reconhecimento da soberania de Israel sobre as Colinas de Golã levou a região à beira de uma nova crise.

Também na sexta, o BC da Turquia apertou sua política monetária ao suspender um leilão de contratos de recompra de uma semana, numa tentativa de elevar o custo de financiamento médio dos bancos e sustentar a lira.

O regulador bancário turco Informou no sábado que lançou uma investigação sobre o JPMorgan no dia anterior que causou volatilidade nos mercados financeiros e outra sobre suposta iniciativa de bancos não identificados para causar a queda da moeda turca.

No fim de semana, Erdogan disse que os responsáveis no setor financeiro por comprar moedas estrangeiras com a expectativa de que a lira caia pagarão "um preço muito alto". Fonte: Dow Jones Newswires.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá do Sul é destaque no Dia Mundial da Reciclagem

Dados de uma pesquisa referente ao ano de 2020, revelaram que 91% da população entrevistada em nosso município pratica a reciclagem em suas residências.
Jaraguá do Sul é destaque no Dia Mundial da Reciclagem
Economia

Senado aprova suspensão no aumento de preço de medicamentos em 2021

Texto determina a reversão de reajustes já aplicados neste ano
Senado aprova suspensão no aumento de preço de medicamentos em 2021
Economia

Programa de redução de salário preserva 1,5 milhão de empregos

Empresas de serviço e de comércio têm usado mais programa do governo
Programa de redução de salário preserva 1,5 milhão de empregos
Economia

Petrobras obtém lucro de mais de R$ 1 bilhão no primeiro trimestre

Empresa aumentou produção de petróleo e gás natural em 3%
Petrobras obtém lucro de mais de R$ 1 bilhão no primeiro trimestre
Ver mais de Economia