ECONOMIA

Apple e bancos pesam e bolsas de NY fecham perto da estabilidade

25 Mar 2019 - 19h18Por Francine De Lorenzo

Os índices acionários americanos até tentaram ensaiar um movimento altista, mas encontraram resistência nos papéis de bancos e da Apple, que se destacaram no vermelho nesta sessão de segunda-feira, 25. Após oscilar grande parte do dia perto da estabilidade, o índice Dow Jones fechou em leve alta de 0,06%, aos 25.516,83 pontos, enquanto o S&P 500 caiu 0,08%, para 2.798,36 pontos e o Nasdaq baixou 0,07%, aos 7.637,54 pontos.

Os investidores não se empolgaram com as últimas novidades da Apple, que durante a tarde anunciou seu serviço de streaming, lançou um cartão de crédito em parceria com o Goldman Sachs e a Mastercard e turbinou o Apple News, seu app de notícias, com o conteúdo de 300 revistas. As ações da empresa fecharam em queda de 1,21%, na mão oposta da concorrente Netflix, que subiu 1,45%.

As ações de Mastercard (-0,15%) e Goldman Sachs (-0,24%) também fecharam no vermelho, assim como grande parte dos papéis do setor financeiro: Morgan Stanley caiu 1,13%, acompanhado de Bank of America (-0,63%) e Citigroup (-1,07%). A inversão da curva de juros nos EUA acirrou os temores de recessão no país e atingiu em cheio as ações de bancos.

"A perspectiva de crescimento vem se tornando cada vez mais turva", afirmaram em relatório os estrategistas do HSBC Janet Henry e James Pomeroy, que estimam que o ritmo de crescimento da economia global desacelerou de 3,4% no quarto trimestre de 2017 para 2,7% no mesmo período de 2018.

Nesse ambiente, o HSBC avalia que o próximo passo do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pode ser de corte dos juros, em 2020. De acordo com o CME Group, os contratos dos Fed funds apontam 75,1% de chance de ao menos um corte de 25 pontos-base nos juros pelo Fed neste ano.

Enquanto os investidores aguardam novidades das negociações comerciais entre EUA e China - secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, e o representante comercial americano, Robert Lighthizer, viajam a Pequim nesta semana para tratar do assunto -, as ações da Boeing encontram espaço para recuperar parte das perdas recentes. Os papéis da fabricante de aeronaves subiram 2,29% e foram destaque de alta nesta sessão.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia