ECONOMIA

Após oscilar, dólar se firma em baixa de olho em Previdência e após CPI dos EUA

12 Mar 2019 - 11h11Por Silvana Rocha

O dólar passou a cair, após ter oscilado nos primeiros negócios bem perto do nível de fechamento anterior.

O ajuste de baixa ante o real acompanha o enfraquecimento do dólar frente a moedas rivais após a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) de fevereiro dos Estados Unidos, que avançou como previsto na comparação mensal, mas mostrou alta menos acentuada do que a expectativa do núcleo na mesma base. Na comparação anual, o CPI de fevereiro subiu menos do que esperavam analistas, assim como o núcleo do indicador.

O CPI dos Estados Unidos subiu 0,2% em fevereiro ante janeiro, segundo dados publicados nesta terça-feira, 12, pelo Departamento do Trabalho.

O resultado veio em linha com a mediana da previsão de uma pesquisa de 24 analistas consultados pelo Projeções Broadcast.

O núcleo do indicador, que exclui alimentos e energia, avançou 0,1% na comparação mensal de fevereiro, ficando um pouco abaixo da projeção dos analistas, de alta de 0,2%. Na comparação anual, o CPI subiu 1,5% em fevereiro e seu núcleo avançou 2,1%. As expectativas eram de ganhos um pouco maiores, de 1,6% e 2,2%, respectivamente.

Mais cedo, os sinais mistos do dólar no exterior influenciaram uma abertura "de lado" do dólar ante o real, diz um operador de uma corretora.

No Reino Unido, há pouco, a Bolsa de Londres ampliou os ganhos, apoiada pela fraqueza da libra logo após o procurador-geral do país, Geoffrey Cox, afirmar que os riscos legais do Reino Unido continuam inalterados mesmo após a primeira-ministra britânica, Theresa May, ter obtido ontem novas concessões da União Europeia (UE) no acordo do Brexit, que será votado mais tarde no Parlamento britânico. A moeda local em queda impulsiona exportadoras.

Às 9h48, o dólar à vista recuava 0,67%, aos R$ 3,8148. O dólar futuro para abril caía 0,62%, aos R$ 3,820.

Matérias Relacionadas

Economia

WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico", diretor superintendente da WEG Energia alega sobreoferta no mercado de energia
WEG irá interromper produção de turbinas eólicas em Jaraguá do Sul, diz jornal
Geral

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito
BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix
Economia

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados
BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Ver mais de Economia