Mobilidade
ECONOMIA

Após atraso na Previdência, dólar ante real abre forte, como no exterior

16 Abr 2019 - 11h14Por Karla Spotorno

O dólar sobe desde a abertura diante do fortalecimento generalizado da moeda americana no exterior e do mal-estar provocado por mais um revés no andamento da reforma da Previdência, em meio à crise inconclusa provocada pela intervenção do Planalto na Petrobras. A alta do petróleo nos mercados futuros de Londres e Nova York pode até enfraquecer a alta da moeda norte-americana antes das divisas sensíveis à commodity, mas não é suficiente para reverter a valorização global da divisa dos Estados Unidos até o momento.

No radar dos agentes econômicos no Brasil, está a nova reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta manhã (a partir das 10 horas), quando começam as discussões sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Previdência, cuja votação de admissibilidade foi adiada ontem para a semana que vem.

O adiamento resultou de uma articulação do Centrão, que mostrou o poder de sua mobilização e de voto mais uma vez.

Numa articulação bem-sucedida na CCJ, foi aprovada a inversão das prioridades: a votação da PEC do Orçamento Impositivo entrou na frente da PEC da Previdência.

Na avaliação do operador da H.Commcor Cleber Alessie Machado Neto, o encaminhamento dado reforça que o "ajuste fiscal segue praticamente travado, já encontrando resistências inesperadas na CCJ, sendo iminente a tentativa de alterações (suprimindo determinados pontos) do texto da PEC previdenciária ainda nessa 'fase' pela oposição, antes mesmo da Comissão Especial'.

Sobre a Petrobras e a política de preços, o presidentes da estatal, Roberto Castello Branco, afirmou na segunda-feira, 15, que, no dia a dia da empresa, ninguém se mete. Nesta terça, ele se reúne às 16h30 em Brasília com o presidente Jair Bolsonaro, que, na semana passada, determinou em um telefonema a suspensão do aumento do diesel até ordens em contrário.

A interferência direta de Bolsonaro foi justificada na iminência de outra greve dos caminhoneiros. Sobre transporte rodoviário, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República anuncia novas medidas hoje às 11 horas.

Às 9h33, o dólar à vista subia 0,61% aos R$ 3,8916. Na máxima, marcou R$ 3,8961 em alta de 0,72%.

Matérias Relacionadas

Economia

Dia do Empreendedor: Santa Catarina tem mais de 970 mil trabalhadores por conta própria

O volume reflete uma tendência cada vez mais vista no Estado: muitos trabalhadores estão optando por deixar a carteira de trabalho para apostar em um negócio próprio
Dia do Empreendedor: Santa Catarina tem mais de 970 mil trabalhadores por conta própria
Economia

CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças

O comércio local estará de portas abertas até às 17h, para dar mais tempo para que a comunidade possa escolher com calma os presentes para toda a garotada
CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças
Economia

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Entra em vigor a bandeira vermelha, com a tarifa mais alta do sistema
Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje
Economia

Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto

Dois municípios do Vale do Itapocu têm saldos negativos no último levantamento do Caged
Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto
Ver mais de Economia