ECONOMIA
Antes mesmo de sabatina de Campos Neto na CAE, senadores criticam juros altos
Após a leitura do relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) sobre a indicação do economista Roberto Campos Neto à presidência do Banco Central, senadores presentes à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado criticaram na manhã desta terça-feira, 19, os juros altos e a concentração bancária no Brasil. As críticas dão pistas sobre o tom da sabatina que será enfrentada por Campos Neto, no dia 26, para aprovação de seu nome na Casa.
"A sabatina será a oportunidade para que senadores discutam algumas questões que impactam o cotidiano do povo, dos trabalhadores, dos empreendedores e investidores", disse Braga. "O Brasil tem hoje uma taxa Selic que é referência para captação do funding bancário. O que não se consegue entender é como a Selic é de 6,5% ao ano e, para o consumidor, a taxa varia de 35% a 250% ao ano. Será que não é falta de concorrência?", questionou.
O presidente da CAE, senador Omar Aziz (PSD-AM), acrescentou, em referência ao spread bancário: "O Brasil só perde para Madagáscar em termos do que se deposita e do que vai pegar em empréstimo."
O senador Rogério Carvalho (TP-SE) defendeu que a CAE terá "oportunidade ímpar de abrir o debate sobre a reforma do sistema bancário brasileiro". "Não é possível pessoas físicas pagarem 300% de cheque especial", pontuou. "É impossível tocar a economia com cinco grandes bancos concentrando 86% do mercado brasileiro."
Carvalho afirmou ainda que apresentou nesta terça um requerimento de audiência pública para iniciar um debate sobre a reforma do sistema financeiro, "para que possamos de fato colocar o sistema financeiro a serviço do Brasil".

Matérias Relacionadas
Saúde
Governo decreta fechamento de atividades não essenciais no fim de semana em SC
A decisão é mais uma medida do Executivo estadual para reforçar o enfrentamento ao coronavírus em um momento de agravamento da situação sanitária em Santa Catarina

Economia
Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul inova com lançamento do CDL BOX
Além de beneficiar clientes e lojistas, a ferramenta ainda servirá para ajudar instituições jaraguaenses cadastradas.

Economia
Geo Portal, da Prefeitura de Jaraguá, alcança mais de 600 consultas diárias
Serviço busca expandir informações geográficas do município de forma simples e rápida

Economia
Lucro da Weg cresce 48,5% no 4º trimestre, para R$ 742,2 milhões
No ano, o lucro chegou a R$ 2,340 bilhões, avanço de 45% ante o ano anterior
