ECONOMIA
Alimentação e Transportes respondem juntos por 70% do IPCA de outubro, diz IBGE
As despesas das famílias brasileiras com alimentação e transportes foram as que mais pesaram na inflação do mês de outubro, segundo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Responsáveis por uma fatia de aproximadamente 43% do IPCA, os grupos Alimentação e bebidas e Transportes saíram de altas de preços de 0,10% e 1,69%, respectivamente, em setembro, para avanços de 0,59% e 0,92% em outubro.
Os Transportes contribuíram com 0,17 ponto porcentual para a inflação, enquanto Alimentos deram mais 0,15 ponto porcentual de contribuição. Somados, os dois grupos foram responsáveis por 70% do IPCA do mês.
"Esses foram os dois grupos que mais impactaram em outubro, respondendo por cerca de dois terços do IPCA", observou Fernando Gonçalves, gerente na Coordenação de Índices de Preços do IBGE.
Os demais grupos também tiveram altas de preços em outubro: Habitação (0,14%), Artigos de residência (0,76%), Vestuário (0,33%), Saúde e cuidados pessoais (0,27%), Despesas pessoais (0,25%), Educação (0,04%) e Comunicação (0,02%).