ECONOMIA

Alemanha endurece regulação para afastar China de tecnologia estratégica

16 Dez 2018 - 13h50Por Dow Jones Newswires

A Alemanha está tornando regras mais rigorosas para tornar mais difícil para companhias não europeias comprar fatias de empresas alemãs sem a aprovação do Estado, sinalizando uma preocupação crescente em Berlim sobre o avanço da China para adquirir tecnologia e know-how cruciais globalmente.

Os planos agressivos da China para comprar ativos ao redor do mundo forçou uma série de países a adotar medidas para escrutinar os investimentos, muitas vezes os bloqueando. A União Europeia recentemente concordou em estabelecer um quadro comum para combater nessa frente. Nos Estados Unidos, o Congresso avançou no fortalecimento dos procedimentos de sabatina para transações envolvendo tecnologia nativa.

Apesar disso, autoridades de segurança nacional americanas alertaram sobre como Pequim continua explorando tecnologia dos EUA para desenvolver a sua economia, elevando tensões entre os dois países em torno do comércio.

O gabinete de governo em Berlim deve aprovar na quarta-feira regras declarando que qualquer empresa estrangeira não europeia planejando comprar mais de 10% de uma companhia alemã envolvida em áreas como defesa, tecnologia ou mídia será sabatinada por autoridades do país, de acordo com pessoas familiarizadas com o plano. Desde 2017, o gatilho para esse escrutínio vinha sendo menos restrito, acionado pela aquisição de uma parcela de 25% ou mais.

A China não foi mencionada diretamente pela Alemanha como o alvo dessas regulações, mas, recentemente, Berlim bloqueou dois negócios de firmas da potência asiática. Em julho, o banco alemão KFW adquiriu uma fatia de 20% da holing do operador de sistemas de transmissão 50Hertz Transmission GmbH para afastar esforços da State Grid Corporation da China. No caso, "fundos de segurança nacional" foram citados.

Matérias Relacionadas

Economia

Projeção de crescimento de Guaramirim atrai investimentos na construção civil

Com este desenvolvimento natural, impulsionado pela geração de vagas de emprego e importantes obras estruturais, o município também ganha um novo conceito de empreendimento, representado pelo Residencial Torres de Turim
Projeção de crescimento de Guaramirim atrai investimentos na construção civil
Economia

Sorteio da Quina de São João será neste sábado

Prêmio de R$ 170 milhões é o maior do concurso
Sorteio da Quina de São João será neste sábado
Economia

Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado

Segundo órgão, mensagem que circula na internet não passa de rumor
Banco Central nega possibilidade de golpe com Pix agendado
Economia

Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes

Ministro se reuniu com empresário na Fiesp, em São Paulo
Governo deve anunciar prorrogação do auxílio nesta semana, diz Guedes
Ver mais de Economia