Caraguá
Economia

Abertura de empresas em Santa Catarina cresce 14,92% em julho, aponta Jucesc

O setor de comércio ampliado foi o que mais abriu empresas em julho, com um saldo positivo de 2.955 aberturas.

13 Ago 2021 - 07h45Por Janici Demetrio
Abertura de empresas em Santa Catarina cresce 14,92% em julho, aponta Jucesc - Crédito: Divulgação / Jucesc Crédito: Divulgação / Jucesc

A abertura de empresas no estado continuou crescendo em julho. Segundo dados da Junta Comercial (Jucesc), Santa Catarina contabilizou um saldo positivo de 12.611 novos negócios, resultado de 17.895 constituições e 5.284 baixas. Isso representa um aumento de 14,92% em relação ao mesmo período de 2020, além de uma alta de 33,25% se comparado com o referido mês de 2019.

Em julho de 2020, foram 15.334 novos negócios constituídos, enquanto ocorreram 4.361 extinções. Já no mesmo mês de 2019, o Estado contou com o registro de 13.802 empresas e 4.338 baixas.

Ao analisar os percentuais apontados pelo banco de dados da Junta Comercial, o presidente da Jucesc, Gilson Lucas Bugs, reforça que os números evidenciam as ações de simplificação que vêm sendo implantadas e, também, as de incentivo ao empreendedorismo desenvolvidas pelos governos estadual e federal, assim como o aumento da vacinação contra a Covid-19.

“Aqui, a palavra de ordem é contribuir com a melhoria no ambiente de negócios do Estado, por meio da simplificação. E mais uma vez este resultado de julho comprova o dinamismo da economia catarinense e todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo. Formalizar uma ideia foi e está sendo usada como estratégia por muitos para atravessar o atual momento econômico. Não é uma realidade só nossa. Mas no país. Menos burocracia proporciona mais facilidade para empreender. Ao longo dos próximos meses, a expectativa é seguir com um número de constituições consistentes e menos baixas”, pontua o presidente.

Os setores

O setor de comércio ampliado foi o que mais abriu empresas em julho, com um saldo positivo de 2.955 aberturas. Em relação à natureza jurídica, o balanço realizado pela Jucesc mostrou que o Microempreendedor Individual (MEI) foi a atividade que mais registrou abertura de empresas no mês, 9.724. Na sequência está a Sociedade Limitada (LTDA), com saldo de 2.777 novos empreendimentos.

Destaques

No acumulado de 2021, Santa Catarina conta com um saldo positivo de 87.457 novos negócios. Uma alta de 41,80% em relação ao mesmo período de 2020, assim como 59,18% se comparado os mesmos meses deste ano com 2019.

Com relação aos últimos 12 meses, o saldo de novas empresas no Estado sobe para 152.159.

Matérias Relacionadas

Economia

Crise da empresa chinesa Evergrande faz bolsas do mundo despencarem

Ibovespa e Wall Street foram afetadas; dólar fechou em alta de 0,78%
Crise da empresa chinesa Evergrande faz bolsas do mundo despencarem
Economia

Novas alíquotas do IOF começam a valer hoje

Os valores arrecadados serão utilizados para custear o Auxílio Brasil, programa do governo que deve substituir o Bolsa Família
Novas alíquotas do IOF começam a valer hoje
Economia

Governo anuncia leilão para compra simplificada de energia em outubro

Recomendação é do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico
Governo anuncia leilão para compra simplificada de energia em outubro
Economia

Governo do Estado consulta setores econômico e turístico sobre retorno do horário de verão

A posição das instituições é praticamente unânime pelo retorno do mecanismo de adiantar uma hora nos relógios durante a temporada
Governo do Estado consulta setores econômico e turístico sobre retorno do horário de verão
Ver mais de Economia