dengue 2
ECONOMIA

À espera do Copom, juro recua com percepção de melhora na articulação do governo

08 Mai 2019 - 19h09Por Denise Abarca

Num ambiente mais tranquilo no exterior, a quarta-feira, 8, de decisão sobre a Selic foi de alívio nos prêmios na curva de juros doméstica, mais expressivo na ponta longa, refletindo a percepção de melhora na articulação política do governo com o Congresso, a partir das recentes negociações para aprovação das Medidas Provisórias que vencem no início de junho. Quanto ao Copom desta quarta, era grande a expectativa pelo comunicado sobre como serão tratadas questões como fraqueza da atividade, das pressões inflacionárias e do cenário para as reformas. No entanto, nada mudou na expectativa do mercado de manutenção da taxa básica em 6,50%, confirmada nesta noite.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2020 fechou a etapa regular em 6,430%, de 6,445% na terça no ajuste, e a do DI para janeiro de 2021 caiu de 7,042% para 7,00%. A taxa do DI para janeiro de 2023 encerrou a 8,10%, de 8,182%, e a do DI para janeiro de 2025, de 8,702% para 8,61%.

Um dos grandes eventos do dia, a audiência pública do ministro da Economia, Paulo Guedes, na comissão especial da Câmara que vai analisar a reforma da Previdência, acabou sendo apenas monitorado, sem impacto nos preços.

Na política, o que mexeu com as taxas foram as negociações em torno das MPs, consideradas uma prévia do que será a batalha da Previdência. A percepção é de que o governo, que teve muitas dificuldades em tratar com os deputados do Centrão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), agora está indo bem. A decisão de dividir o Ministério do Desenvolvimento Regional em dois, recriando as pastas de Cidades e Integração Nacional, foi muito bem recebida. Outro sinal de que a articulação está evoluindo foi a aprovação da MP do Saneamento numa comissão mista do Congresso. "O governo está dando a máquina também para o Congresso, o que é algo republicano. As MPs é que vão mostrar, de fato, os placares que o governo tem ou não tem", disse o estrategista da BGC Liquidez, Juliano Ferreira Neto.

Na política monetária, o comunicado da decisão do Copom era o centro das atenções, dado que não havia expectativa de mudança no patamar da taxa. Segundo a Quantitas Asset, a curva a termo desta quarta precificava 97% de possibilidade de manutenção da Selic e 3% de chance de alta de 0,25 ponto-base.

O mercado aguarda para ver como estará o balanço de riscos para a inflação, diante dos recentes dados ruins da atividade, que provocaram uma série de revisões em baixa para o PIB.

Matérias Relacionadas

Economia

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
Economia

Semana começa com várias vagas de trabalho disponíveis, em Jaraguá

Por meio da plataforma Jaraguá Mais Empregos, o interessado pode verificar as oportunidades de trabalho, fazer o cadastro e se inscrever em cursos de qualificação profissional
Semana começa com várias vagas de trabalho disponíveis, em Jaraguá
Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Ver mais de Economia