transito

O que comer no jantar?

O jantar é uma das refeições mais importantes do dia, mas ainda gera muitas dúvidas. Hoje, vou esclarecer algumas delas:

25 Jan 2021 - 05h20Por Cristiane Molon

Vamos começar pelo horário? Não existe um momento específico, até porque cada pessoa funciona de uma maneira metabolicamente falando. No entanto, entendo que, quanto mais cedo for o jantar, melhor! Recomendo até as 19h30, tendo em vista que à noite somos menos ativos e, dependendo do tipo de alimentação ingerida, pode fazer com que acumulemos as calorias extras, além de dificultar o sono profundo.

Aposte em comidas leves e em porções menores. Evite substituir comida por lanches inadequados, ricos em gorduras. Uma sopa de legumes e frango ou caldos de legumes preparados em casa são boas opções para o jantar e no inverno vão muito bem, né? Gosto também de peixe ou frango grelhado com saladas e legumes. Para quem gosta de ceia: prefira abacate, amêndoas ou frutas como kiwi, mirtilo ou morangos.

Evite comer à noite: doces, sorvetes, pães, bolos, chocolate, frituras e carne vermelha. Se for para consumi-los, prefira durante o dia, assim tem possibilidade de queimar as calorias extras. 

Quais alimentos compõem a janta ideal? Ideal para quem? Vai depender do objetivo de cada um, se é atleta, treina à noite, quer emagrecer, quer aumentar massa magra. A alimentação deve ser de acordo com as necessidades individuais.

O ideal é que o jantar contemple os macronutrientes: carboidratos complexos (aipim, batata-doce, mandioquinha, inhame, arroz integral com feijão), proteínas (peixe, ovos) e gorduras (azeite de oliva, abacate, oleaginosas). A qualidade do alimento consumido tem relação direta com a qualidade do sono. Para uma boa digestão, recomenda-se investir na mastigação e evitar exageros, como açúcares, frituras, carnes, tendo em vista que a digestão desses alimentos é mais lenta, podendo ocasionar inquietação e insônia. É importante frisar que a ingestão de café, chá verde e refrigerantes a base de cola devem ser evitados a partir das 14h, pois são estimulantes e podem dificultar o descanso do cérebro.

Matérias Relacionadas

Segurança

Mulher arremessa faca contra namorado em Schroeder

Caso foi registrado na madrugada deste sábado (20)
Mulher arremessa faca contra namorado em Schroeder
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Segurança

Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida

Ela tem diagnóstico de esquizofrenia
Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida
Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Ver mais de