Mindfulness é “estar presente”

O objetivo do Mindfulness é desacelerar a mente e estar atento e consciente ao momento presente para, dessa forma, preservar a saúde mental e física

25 Mai 2020 - 15h00Por Cristiane Molon

A tendência da mente é pensar em dez coisas ao mesmo tempo. Temos em média 60 mil pensamentos por dia, ou seja, vivemos no piloto automático, gastando energia desnecessária. Você já se observou executando uma atividade e pensando na outra? É exatamente isso. 

O objetivo do Mindfulness é desacelerar a mente e estar atento e consciente ao momento presente para, dessa forma, preservar a saúde mental e física. Mindulness é um estado mental onde se observa, contempla e conecta. É sair do piloto automático e sentir a vida, a pulsação, o corpo. É estar de corpo e mente presente em tudo o que for fazer (é um desafio, sim, mas é possível, só requer treino diário).

Uma mente Mindfulness: 
- Tem menos ansiedade
- Gerencia melhor o estresse e as emoções
- Tem maior percepção e consciência sensorial
- É mais produtiva e focada
- É mais equilibrada e menos reativa

A prática regular de Mindfulness atua de forma positiva sobre o cérebro, principalmente, na amígdala cerebral e no córtex pré-frontal. Essas áreas estão relacionadas com emoções e tomada de decisões. 

COMO PRATICAR:
Independentemente do momento e da atividade, faça uma coisa de cada vez, esteja presente.

ONDE: ao lavar a louca, tomar banho, comer, ao tomar água, exercitar-se, enviar um e-mail, fazer uma pesquisa, conversar com alguém, assistir um filme.

Pratique, pratique e pratique o estilo Mindfulness de viver. Os ganhos são enormes. Experiencie você também durante essa semana e depois continue. Certamente, você será mais observador e menos reativo.