dengue

Hábitos comportamentais e alimentares ajudam a prevenir doenças

Prevenção. Essa palavra nunca foi tão utilizada, noticiada e indicada como agora, em tempos de pandemia. Mas, ela é sempre o melhor caminho e merece ser estimulada, inclusive, depois que tudo isso passar.

21 Abr 2020 - 11h12Por Cristiane Molon

Não só diante das doenças respiratórias, como também no combate a outras enfermidades, a adoção de um estilo de vida com equilíbrio e bem-estar é a indicação para se viver mais e melhor. Até um tempo atrás, pensava-se que o câncer, por exemplo, era causado unicamente por questões genéticas. Hoje, sabe-se que um terço das mortes de câncer no mundo estão ligadas a riscos comportamentais e alimentares, ou seja, até mesmo uma doença tão temida como o câncer, é possível prevenir. 

O ambiente em que se vive, as pessoas com as quais se relaciona e a forma com a qual se alimenta o corpo e a mente são determinantes para prevenir doenças. A epigenética é o que está acima do gene e tem muito a ver com o ambiente, o convívio e a alimentação. A epigenética é muito impactante nas doenças, inclusive, no combate ao câncer, doença que é a segunda principal causa de mortes no mundo. 

Porém, como prevenir doenças e viver mais e melhor? As dicas envolvem a tríade corpo, mente e espírito. A alimentação vai trazer os nutrientes, que são o combustível para manter o sistema imunológico ativo e fortalecido. Invista em comida de verdade. Opte por preparações naturais, livres de industrializados e agrotóxicos. Descasque mais. Desembale menos. 

Em paralelo à alimentação, é importante manter o corpo em movimento. Você precisa se mexer. Isso vai gerar a oxigenação das células e o fortalecimento do sistema de defesa do organismo. Outra dica é ter um sono de qualidade. Priorize dormir mais cedo para que o seu sono seja reparador. Deixe o quarto bem escuro e o celular longe. 

Gerenciar o estresse e as emoções, em geral, também é fundamental. Mas, como fazer isso, ainda mais em tempos tão incertos, quando a tensão toma conta? A resposta está relacionada a ter atitudes positivas e buscar atividades que despertam sensação de bem-estar. Procure tomar sol, estar em contato com quem você ama ou se reconectar com a natureza. Ore, medite, conecte-se com você mesmo. Uma atitude mental positiva diante da vida, aliada à alimentação balanceada, atividade física, sono de qualidade, além do gerenciamento do estresse e das emoções, é o segredo para a longevidade.

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Segurança

GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras

Operação foi executada nesta manhã
GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode

Ele está na cadeia em Blumenau há oito meses.
Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode
Ver mais de