Glúten: parte 3

Vamos observar uma dieta bastante comum?

23 Mar 2020 - 07h30Por Cristiane Molon

Café da manhã: café com leite e pão com queijo
Lanchinho: biscoitos/coxinha/pão de queijo
Almoço: macarrão/lasanha
Lanche da tarde: bolo/ torta
Jantar: pizza/ sanduíches

É bom lembrar que o glúten está escondido em chás, no chocolate, em temperos, em cosméticos e em uma infinidade de alimentos industrializados. Se pensarmos que durante a vida comeremos cerca de sete toneladas de alimentos, com esta frequência, será que podemos dizer que o glúten é inócuo? Agora, você é capaz de responder se ele é vilão ou mocinho. 

Existe uma fração proteica da gliadina, que é semelhante aos opióides. Ela pode se ligar a receptores de opióides naturais do organismo (como as endorfinas e encefalinas), mimetizando os efeitos de drogas opiáceas, como a heroína e morfina. Esse é um dos fatores pelo qual o glúten e o leite (que forma a caseomorfina) podem gerar “vícios”. Esta é uma reação mediada pela formação das exomorfinas (gluteomorfinas), gera vício igual à droga. Por isso, é tão difícil abandonar o glúten. Estou triste? Como o pãozinho, ele faz carinho, acalma e, assim, o ciclo vicioso se repete diariamente. 

Ao analisarmos o comportamento alimentar, observamos que os lanches e alimentos industrializados estão substituindo a alimentação rica e variada em alimentos naturais e nutritivos, com baixo consumo de legumes, verduras, frutas, leguminosas, cereais integrais. 

Desequilíbrios nutricionais têm relação direta com doenças crônicas não transmissíveis. O nosso organismo é formado por trilhões de células e as células são formadas por, no mínimo, 44 nutrientes conhecidos. Os nutrientes formam tudo que estrutura o nosso organismo (cabelo, pele, unhas, cartilagens, músculos) e também formam hormônios, antioxidantes, neurotransmissores e participa na formação do sistema nervoso central. 

Nossa genética não mudou, mas nossa alimentação mudou radicalmente. É aí que reside o problema. A tendência é afastar das gorduras e proteínas animais, em direção a uma dieta predominantemente cereal.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de