Ganhei peso durante a pandemia, e agora? Especialista dá dicas para voltar à forma com saúde

01 Mar 2021 - 10h14Por Cristiane Molon

O último ano foi pautado por mudanças de rotina. Por causa das restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus, o home office ganhou ainda mais popularidade, assim como o delivery e os exercícios físicos improvisados em casa ou em ambientes externos. Tudo isso, associado ao estresse que o período trouxe, impactou a saúde e também a forma física dos brasileiros. 
 
Ao contrário do que ocorreu em outras nações, principalmente, asiáticas, no Brasil, o ganho de peso acabou se tornando um problema a mais para lidar durante as restrições impostas pela Covid-19. Pesquisas globais indicam que o país tem o maior contingente de pessoas que acreditam ter engordado ao longo dos últimos meses. 
 
Conforme a médica nutróloga Cristiane Molon, a matemática é simples: na pandemia, houve aumento no consumo de calorias, em geral, por causa do excesso de alimentos industrializados, e diminuição na prática de exercícios físicos.

“Agora, não tem outro jeito, precisamos virar o jogo, assumir as rédeas da vida e começar a mudar os pequenos hábitos novamente”, enfatiza. 

Para quem sofre com os quilos extras, a especialista sugere mexer o corpo. “Não importa como e nem onde. Corpo em movimento, é um corpo saudável. Já corpo parado, é tenso, cheio de dores e envelhece mais rápido”, explica. 
 
Paralelamente, deve-se fazer adequações na alimentação. Com as recomendações de distanciamento social, ficar em casa passou a fazer parte do cotidiano e, por isso, os lanches intermediários também entraram para a rotina, assim como a repetição nas principais refeições do dia a dia. 
 
Uma forma de compensar, de acordo com a médica, é comer apenas até se sentir satisfeito e dispensar a sobremesa.

“É melhor sobrar comida no prato do que sobrar no seu metabolismo e ele ter que dar conta de tudo isso”, alerta. Para complementar, vale ainda aumentar a ingestão de água e priorizar alimentos naturais e proteínas magras, sempre de forma intuitiva, reconhecendo as necessidades do próprio organismo. 

Por fim, a nutróloga também chama atenção à necessidade de ter um sono de qualidade. Com ele, é possível regular os hormônios e ter dias melhores e produtivos. 
 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de