dengue 2

Dieta sem glúten

Os primeiros dias e meses sem glúten são complicados devido ao efeito viciante do glúten. Podemos apresentar irritabilidade, apetite voraz, insônia, fadiga. São sintomas comuns da retirada do glúten.

06 Abr 2020 - 07h30Por Cristiane Molon

Isso porque, ele causa desequilíbrios neuroquímicos no cérebro pela hiperestimulação dos receptores opióides. Os peptídeos do glúten, semelhantes à morfina, podem permanecer intactos porque a ligação dos aminoácidos é muito resistente à digestão. Quem tem vazamento intestinal deixa esses peptídeos passarem pela corrente sanguínea, gerando o efeito viciante. Retirar o glúten da dieta é muito desafiador, é como se estivesse lidando com abstinência por uma droga, só que esta droga é o glúten.

Ler rótulos é crucial. Cuidado com qualquer alimento processado, pois todos são suspeitos. Alimentos que contém glúten: trigo, centeio, cevada, triticale, malte, aveia. Cuide com as siglas: Fu- glúten de trigo seco; PPH- proteína de planta hidrolisada; PVH- proteína vegetal hidrolisada; GMS- glutamato monossódico; PPT- proteína de planta texturizada; PVT- proteína vegetal texturizada. Observe chá de caixinha, chocolate, medicamentos, cosméticos, etc.

Como a doença celíaca é caracterizada por má-absorção causada pelo vazamento intestinal, os pacientes celíacos liberam exorfinas na circulação e deixam de absorver nutrientes essenciais devido à redução na superfície de absorção do intestino delgado. Há, portanto, deficiências de nutrientes e minerais como cálcio, magnésio, selênio, manganês, cobre, ferro e zinco, além de deficiências de vitaminas C, D, A, E e K, e vitaminas do complexo B.

Matérias Relacionadas

Segurança

Binário na rua Erwino Menegotti será implantado ainda neste mês, em Jaraguá

Segundo o diretor de Trânsito e Transporte, Gilmar Marietto, a implantação de binários segue uma tendência de criar corredores em vias paralelas proporcionando maior facilidade nos deslocamentos
Binário na rua Erwino Menegotti será implantado ainda neste mês, em Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (23).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Frente fria traz mudanças e provoca pancadas de chuva em SC

Frente fria se aproxima entre esta terça e quarta-feira
Frente fria traz mudanças e provoca pancadas de chuva em SC
Geral

Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab

Evento ocorre no dia 5 de maio no Rancho do Tonin
Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab
Ver mais de