Como aumentar a absorção de vitamina D

Para que a vitamina D desempenhe seu papel, precisa dos rins e do fígado funcionando direitinho, assim como a presença de radiação solar e alimentação equilibrada

04 Mai 2020 - 14h42Por Cristiane Molon

A vitamina D é absorvida no intestino, junto com as gorduras e com a ajuda da bile. Depois de absorvida, é convertida na pele no hormônio ativo por meio dos raios ultravioletas. Por isso, a importância de exposição solar diária. Para que a vitamina D desempenhe seu papel, precisa dos rins e do fígado funcionando direitinho, assim como a presença de radiação solar e alimentação equilibrada.

Sabemos que alimentação rica em carboidratos refinados (como pães, massas, doces e em açúcar) dificulta a absorção desta vitamina. Talvez esteja aí um dos motivos de tanta gente estar com vitamina D baixa. Para a vitamina D ser absorvida precisamos de exposição ao sol, uma alimentação equilibrada, com gorduras de boa qualidade (nozes, castanhas, azeite de oliva, óleo de coco, coco, abacate, ovos) e consumir MENOS carboidratos refinados.

Como aumentar a vitamina D?
A vitamina D é a vitamina do sol. A exposição solar produz na nossa pele várias reações químicas que estimulam a ativação da vitamina D.  Lembrando que o uso do protetor solar impede que essas reações aconteçam. O ideal seria que a pessoa se expusesse dez minutos ao dia, com a maior parte do corpo descoberta, e que tomasse banho só depois de trinta minutos da exposição para que a conversão da vitamina D na pele fosse possível. Também encontramos vitamina D, em menor quantidade, em alguns alimentos. Entre eles: salmão, atum, arenque, sardinha, na gema de ovo, carne, leite e manteiga.

Qual a importância da vitamina D para a saúde?
A deficiência de vitamina D está relacionada a várias doenças. Estudos mostram que baixos níveis dessa vitamina se relacionam a doenças autoimunes, doença inflamatória intestinal, infecções de repetição, doenças cardiovasculares, diabetes, dores articulares e doenças neurodegenerativas. É importante frisar que idosos, crianças, gestantes e mulheres amamentando, pessoas com pele morena e obesos apresentam mais deficiência de vitamina D.
 
Quais são os sinais de vitamina D baixa?
Um indicador pode ser a imunidade baixa, resfriados frequentes, alteração do humor, irritabilidade, fraqueza e insônia. Por ser uma vitamina que regula vários sistemas no nosso corpo, os sinais e sintomas podem variar em cada pessoa. Alguns medicamentos podem interferir na absorção e utilização da vitamina D, como antiácidos, corticóides, antibióticos, laxantes e quimioterapia.