Chás: ótimas companhias para os dias frios

Mas, apesar disso, é preciso ter cuidado com o tipo de chá e com a quantidade ingerida.

13 Jul 2020 - 12h00Por Cristiane Molon

Para aquecer o corpo nestes dias mais frios, nada melhor do que uma xícara de chá bem quentinho, não é mesmo? Eu adoro, pois, além de esquentar, a bebida traz benefícios para a saúde, como melhora da hidratação, do funcionamento intestinal e da digestão, além de contribuir com o alívio dos sintomas de gripes e resfriados. 

Mas, apesar disso, é preciso ter cuidado com o tipo de chá e com a quantidade ingerida. O chá verde, por exemplo, é um bom termogênico e estimulante, mas para quem é ansioso, tem pressão alta ou insônia é contraindicado. Outros chás, como hibisco e cavalinha, são diuréticos e, se consumidos em excesso, podem levar à desidratação. 

Minha dica, principalmente para quem sofre de insônia, é tomar um chá de mulungu com cidreira ou com camomila e folhas de manjericão antes de se deitar. Eles são calmantes e podem auxiliar você a ter uma ótima noite de sono.

Lembre-se: os chás são ótimas opções, desde que consumidos sem açúcar ou adoçados com um pouco de mel. Em caso de dúvida, não consuma mais de duas xícaras por dia de cada chá ou consulte o seu médico ou nutricionista.