dengue

Pielonefrite: infecção no trato urinário requer atenção

A doença desestabiliza o funcionamento dos rins

23 Abr 2020 - 07h30Por Lucas Galdino

Qualquer alteração no sistema urinário deve ser levada a sério. Como é o caso da pielonefrite. Ela é uma inflamação que pode surgir a partir de uma infecção urinária não tratada, que evolui para os rins, ou ainda devido a um tipo de bactéria que habita, normalmente, o intestino, representando cerca de 90% dos episódios da doença. A bactéria penetra o organismo pela uretra, alcança a bexiga, sobe pelos ureteres e acaba se instalando em um ou nos dois rins, o que compromete o funcionamento normal desses órgãos.

A pielonefrite requer atenção, pois se não tratada, pode ocasionar complicações graves para a saúde, como uma doença renal crônica ou até falência dos rins. Esse incômodo é mais comum no público feminino, devido ao tamanho da uretra ser mais curta, medindo apenas três centímetros, em relação à masculina, com cerca de 12 centímetros. A posição próxima entre vagina e ânus nas mulheres favorece a entrada de micróbios, principalmente, durante o ato sexual. Além disso, pedras nos rins, gravidez, aumento benigno da próstata são outros fatores de risco. 

A doença se manifesta como febre, calafrios, sudorese, náuseas, vômitos, mal-estar, dor lombar e pélvica ou urgência e dor ao urinar com presença de sangue ou pus. Procurar um médico especialista ao sentir esses desconfortos é o melhor caminho, pois ele irá solicitar exames para investigar e confirmar o diagnóstico. 

Para quem ficou assustado, uma boa notícia: a pielonefrite tem cura. O tratamento envolve medicamentos e, em alguns casos, dependendo da gravidade da infecção, internação hospitalar. E, atenção! É importante seguir a recomendação médica durante esse período para evitar a recorrência do incômodo.

Matérias Relacionadas

Segurança

Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida

Ela tem diagnóstico de esquizofrenia
Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida
Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Ver mais de