secel

Carnaval: aproveite a folia longe de DSTs

Folia na hora H somente se tiver proteção

20 Fev 2020 - 09h55Por Raphael Lahr

Colocar o bloquinho na rua e se divertir no Carnaval é o deseja de qualquer folião. Porém, para que a festa não se transforme em pesadelo é preciso cuidado com a saúde sexual.

Desde o ano passado, a OMS (Organização Mundial de Saúde) adverte para o aumento de contágios mundiais de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Segundo o órgão, mais de um milhão de casos de infecções por DSTs curáveis, entre pessoas de 15 a 49 anos, são contabilizados por dia em todo o mundo, o que equivale a 376 milhões de novos casos anuais de patologias como clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis, sem contar a epidemia de HIV/Aids. Essas doenças também estão em alta no Brasil. Para se ter uma ideia, só a sífilis contaminou 158 mil pessoas no país em 2018. 

Em tempos de Carnaval, o contágio cresce, já que a troca de parceiros tende a ser maior, associada ao abuso de bebidas alcoólicas e calor do momento, em relações sexuais desprotegidas, principalmente, entre os jovens. A procura por testes para detectar DSTs pode aumentar em até 20% nas semanas seguintes à folia. 

Na contramão do acesso facilitado à informação, proporcionado pela internet, essa faixa etária continua deixando o preservativo de lado na hora H, não encarando a situação com seriedade. Prova disso, é o baixo índice do uso do acessório no começo da atividade sexual. Somente cerca de 61% da juventude utiliza camisinha no início da vida sexual. Os demais já começam o contato íntimo inseguro. 

Vale ressaltar que a transmissão não fica restrita apenas aos jovens, ela pode ocorrer em qualquer idade, basta não se prevenir. A única saída para evitar se contaminar durante o sexo é ter sempre à mão o preservativo. Lembre-se: a pílula anticoncepcional somente protege o casal contra a gravidez.

Sexo seguro deixa o seu Carnaval mais leve, pratique!

Matérias Relacionadas

Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Ver mais de