Abre alas para a água passar!

O líquido é essencial em todos os momentos da maior festividade nacional

13 Fev 2020 - 11h00Por Raphael Lahr

Aproveitar o Carnaval sem nenhum incômodo é o que a maioria dos foliões deseja. Para isso, uma das atitudes básicas envolve manter o corpo hidratado, uma tarefa que requer atenção e cuidado consigo mesmo, antes, durante e depois da festa. 

Com o aumento da transpiração e ingestão de bebidas alcoólicas a desidratação pode aparecer. Por isso, a água deve ser um item indispensável para carregar no bloquinho. A falta do líquido prejudica o bom funcionamento do organismo e alguns sintomas aparecem para atrapalhar o momento de alegria. Cansaço, dor de cabeça, tontura, desconforto intestinal, fraqueza e cãibras surgem por falta de eletrólitos, que são minerais como sódio, potássio, cloreto e bicarbonato. Do mesmo jeito, a pele e os lábios podem ficar ressecados. 

Além da hidratação, a alimentação é outro fator que interfere em desconfortos para os foliões. Para evitar, o ideal é optar por comidas leves. Antes de sair para a diversão, o cardápio ideal envolve uma porção de carboidrato, como pães integrais e macarrão, carnes magras e saladas. Frituras, carnes gordas, comidas pesadas e fast foods tendem a causar indigestão e uma baita chateação. 

Alimentação equilibrada e hidratação dão mais disposição para curtir o melhor do Carnaval sem desconfortos. Outras dicas não podem ficar de fora da festa:

- Aumente o consumo de frutas, pois são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais
- Além de água, pode-se incluir a ingestão de água de coco, isotônicos e sucos naturais 
- Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação e nunca de estômago vazio
- A recomendação é intercalar bebidas alcoólicas com muita água
- Não esquecer de se alimentar corretamente 

Caia na folia, com moderação e sempre com olhar atento para a sua saúde!