dengue

Pielonefrite: infecção no trato urinário requer atenção

A doença desestabiliza o funcionamento dos rins

12 Mar 2020 - 07h30Por Raphael Lahr

Qualquer alteração no sistema urinário deve ser levada a sério. Um alerta importante, por exemplo, é dado pela pielonefrite. Ela é uma inflamação que pode surgir a partir de uma infecção urinária não tratada, que evolui para os rins, ou ainda devido a um tipo de bactéria que habita, normalmente, o intestino, representando cerca de 90% dos episódios da doença. A bactéria penetra o organismo pela uretra, alcança a bexiga, sobe pelos ureteres e acaba se instalando em um ou nos dois rins, o que compromete o funcionamento normal desses órgãos.

A pielonefrite requer atenção, pois, se não tratada, pode ocasionar complicações graves para a saúde, como uma doença renal crônica ou até falência dos rins. Esse incômodo é mais comum no público feminino, por causa do tamanho da uretra, que é mais curta, medindo apenas três centímetros, em relação à masculina, com cerca de 12 centímetros. A posição próxima entre vagina e ânus nas mulheres favorece a entrada de micróbios, principalmente, durante o ato sexual. Além disso, pedras nos rins, gravidez e aumento benigno da próstata são outros fatores de risco. 

A doença se manifesta com febre, calafrios, sudorese, náuseas, vômitos, mal-estar, dor lombar e pélvica ou urgência e dor ao urinar, com presença de sangue ou pus. Procurar um médico especialista ao sentir esses desconfortos é o melhor caminho, pois ele irá solicitar exames para investigar e confirmar o diagnóstico. 

Para quem ficou assustado, uma boa notícia: a pielonefrite tem cura. O tratamento envolve medicamentos e, em alguns casos, dependendo da gravidade da infecção, internação hospitalar. E, atenção: é importante seguir a recomendação médica durante esse período para evitar a recorrência do incômodo.

Matérias Relacionadas

Segurança

Mulher arremessa faca contra namorado em Schroeder

Caso foi registrado na madrugada deste sábado (20)
Mulher arremessa faca contra namorado em Schroeder
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Segurança

Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida

Ela tem diagnóstico de esquizofrenia
Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida
Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Ver mais de