Mesmo em tempos de pandemia, atenção à saúde masculina é essencial

10 Nov 2020 - 15h35Por Dr Raphael Lahr

A maioria dos homens ainda deixa a saúde em escanteio. E, em especial, a crise de saúde gerada pela pandemia do novo coronavírus, ao longo desse ano, agravou ainda mais a falta de prevenção masculina. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estimam-se mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata somente em 2020.

A SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica) também revelou que entre 50 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber diagnóstico de câncer. Além disso, acredita-se que houve uma queda de 70% nas cirurgias oncológicas, em comparação ao ano passado. 

O médico urologista Raphael Lahr, reforça a importância do acesso à informação e a procura por atendimento quando qualquer problema aparece. “Os homens precisam saber quando ir ao médico e quais problemas podem ter, entendendo a necessidade do tratamento e deixando o preconceito de lado para cuidar da própria saúde”, ressalta. 

A campanha do Novembro Azul cumpre essa função e reacende a conscientização para o câncer de próstata, o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Nas fases iniciais, a patologia não costuma apresentar sintomas e a descoberta precoce, por meio de exames e consulta médica, garante 90% de chances de cura. “Quando apresenta sintomas, significa que o câncer já está em uma fase mais avançada, causando urgência para urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen”, revela Lahr. 

De acordo com o especialista, os homens devem ficar atentos aos fatores de risco, que incluem obesidade e histórico familiar da enfermidade em pai, irmão ou tio. Homens da raça negra também possuem mais chances de desenvolver o câncer. “Todo homem, a partir dos 50 anos, mesmo sem sintomas, devem ir ao urologista. Já quem faz parte do grupo de risco precisa iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos”, recomenda.  

Além disso, um estilo de vida saudável pode contribuir para que não haja o surgimento da doença. Nesse sentido, é essencial manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e não fumar. Segundo Lahr, pesquisas mais recentes indicaram que o tabagismo, o consumo de alimentos gordurosos e o sedentarismo são fatores que aumentam a probabilidade de um homem desenvolver a enfermidade. 

Muito além do câncer
A próstata possui o tamanho de uma castanha e está localizada abaixo da bexiga. A principal função dela é produzir secreção para nutrir e transportar os espermatozoides. De acordo com o urologista, além do tumor, a glândula pode sofrer outras alterações que, diferentemente do câncer, apresentam sinais de imediato e requerem atenção. “Ela é capaz de desenvolver uma inflamação, a prostatite, e o crescimento benigno, conhecido por hiperplasia prostática benigna, com sintomas aparentes e fáceis de identificar que algo está errado”, complementa. 

Sobre o Uro Centro Jaraguá
O Uro Centro Jaraguá é especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica, inaugurada em julho de 2017, funciona no Centro de Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fan page Uro Centro Jaraguá no Facebook.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de