Zumbido no ouvido: conheça as causas!

O barulho insistente precisa ser avaliado por um médico.

05 Ago 2020 - 10h44Por Marcio Freitas

Um problema bastante comum e que pode ter diversas causas é o zumbido, aquele barulhinho chato e persistente dentro do ouvido. Então, quais são as possíveis causas do incômodo?

Uma delas, e a mais comum, é a exposição em excesso a ruídos, como música alta ou barulho de máquinas de construção e indústrias. A situação também pode acontecer devido ao acúmulo de cera no ouvido. Além disso, a secreção acumulada tende a causar infecção no canal e provocar dores, coceira e problemas de audição.

Com o passar do tempo, à medida que as pessoas envelhecem, a quantidade de fibras nervosas em seus ouvidos diminui, podendo causar problemas auditivos frequentemente associados ao zumbido. Outra forma é por meio de medicamentos, sendo o zumbido um possível efeito colateral do tratamento realizado no momento. 

Vale destacar que conviver com o incômodo e esperar que ele passe sozinho não é recomendável. Embora a maioria dos casos seja resolvida assim que a origem do problema é identificada, existe a possibilidade de ela não ser detectada. Nesse caso, apenas o médico pode avaliar e prescrever um tratamento correto.