Você usa a máscara corretamente?

Confira como utilizá-la de forma correta para garantir a cobertura protetiva contra o coronavírus

24 Jun 2020 - 10h31Por Marcio Freitas

Se qualquer pessoa perguntar qual foi o acessório mais utilizado nos últimos meses, a resposta será unânime: a máscara facial. Ela se tornou obrigatória como forma de proteção contra o novo coronavírus. Entretanto, o uso incorreto também virou um hábito comum, com a máscara no queixo, pendurada em uma das orelhas ou protegendo apenas a boca, por exemplo. 

A máscara funciona como uma barreira, assim, quem está contaminado não espalha gotículas com o vírus ao falar, tossir ou espirrar. Por outro lado, quem está saudável tem uma proteção no rosto para que as mucosas da boca e do nariz não entrem em contato com as partículas contaminadas.

Seja descartável, profissional ou de tecido caseira, é importante saber a maneira correta de usar a máscara para que a proteção seja efetiva e evite o contágio da temida Covid-19. Esse item indispensável para sair de casa precisa cobrir todo o nariz até o queixo e não pode apertar atrás da orelha, tornando-se desconfortável ou causando lesões. Entre os diversos tipos existem ainda as máscaras com opção de amarração atrás da cabeça, auxiliando quem usa óculos ou aparelhos auditivos. 

Encontre uma máscara para chamar de sua e faça dela a sua companheira ao sair de casa!