dengue

Isolamento pode aumentar crises de rinite alérgica

Exposição à poeira e alérgenos é uma combinação propícia para os sintomas

19 Mai 2020 - 15h12Por Marcio Freitas

Quem sofre de rinite sabe o quanto a doença incomoda e exige cuidados intensos, principalmente, quando as temperaturas caem. Adicionado a isso, está a nova rotina de milhares de pessoas, que permanecem mais tempo dentro de casa, seguindo as medidas de isolamento orientadas pelos órgãos de saúde.

Com isso, a limpeza intensifica, incluindo locais que antes não costumavam ser higienizados, o que quer dizer: mais poeira. Essa é uma atitude preventiva contra o novo coronavírus, porém, é também capaz de se transformar em um verdadeiro gatilho para os espirros comuns da rinite, associados à coceira, olhos lacrimejantes, dor de cabeça e obstrução nasal. Sem contar no convívio maior com os pelos dos animais de estimação. Em resumo: um pacote completo para acentuar as crises. 

O contato com pó, poeira, mofo, fungos e uso inadequado de produtos químicos faz com que as pessoas levem as mãos ao nariz, boca e olhos devido à irritação e coceira. Isso ocorre, geralmente, com pacientes de rinite alérgica e atópicos, que possuem uma predisposição a reações de hipersensibilidade, e, assim, são capazes de agravar problemas como asma e dermatite.

Ao fazer uma faxina no lar, a pessoa com rinite alérgica deve utilizar máscara e luvas, deixar o ambiente arejado e usar a dose correta de produtos químicos, evitando tocar o rosto durante o processo. Quando a tarefa for finalizada, é necessário higienizar as mãos imediatamente. 

Pacientes com rinite e demais doenças alérgicas precisam analisar a prioridade da limpeza dos ambientes e verificar se outras pessoas conseguem ajudá-los na atividade. Caso contrário, o ideal é utilizar esses equipamentos de proteção para manter as doenças respiratórias crônicas controladas. Se, mesmo tomando todos os cuidados, as crises de rinite alérgicas persistirem, procure ajuda médica especializada.

Matérias Relacionadas

Economia

Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital

O segmento mostrou valorização nos preços médios de janeiro a março na comparação com o primeiro trimestre de 2023, segundo análise do Observatório FIESC.
Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Segurança

Ministro Renan Filho inaugura viaduto das BRs 101 e 470 em Navegantes

A obra do governo federal liga as duas rodovias mais movimentadas de Santa Catarina e faz parte do lote 1 da duplicação da BR-470
Ministro Renan Filho inaugura viaduto das BRs 101 e 470 em Navegantes
Ver mais de