105 Ouça
Caraguá

Distúrbios do sono possuem tratamento eficaz e eliminam os incômodos noturnos

Uma boa noite de sono é o desejo de todos. Nada melhor do que deitar na cama e dormir profundamente. Mas, dois transtornos noturnos podem atrapalhar os bons sonhos: ronco e apneia.

07 Mai 2021 - 09h30Por Marcio Freitas

Segundo o médico otorrinolaringologista Márcio Freitas, o sono serve como uma limpeza para o cérebro. “Ele tem uma atividade intensa durante o dia e requer uma manutenção à noite. Não só o cérebro como todo o corpo, sendo uma maneira de recompor o organismo durante as horas em que uma pessoa dorme”, esclarece. 

Contudo, o desconforto aparece junto com o ronco, acordando quem está ao lado. Além disso, a situação pode se agravar se a pessoa também desenvolve a apneia. “O ronco sozinho não é problema, só que, muitas vezes, está associado à apneia noturna, que é quando a pessoa para de respirar por alguns minutos”, ressalta.

O médico explica que, como a respiração está no automático durante o sono, o cérebro é quem controla a respiração. “Quando se tranca a respiração, começa a faltar oxigênio no sangue. O organismo responde a isso e libera adrenalina, fazendo com que a pessoa acorde. Nem sempre ela vai despertar, é um quase acordar. Isso pode acontecer várias vezes durante a noite”, esclarece.

O resultado dessa atividade noturna reflete no bem-estar do dia seguinte. Segundo o especialista, como a pessoa não atinge os estágios profundos do sono, por quase despertar inúmeras vezes, ela não descansa, o que atrapalha a concentração e as tarefas do dia a dia. 

De acordo com Freitas, a recomendação é procurar um especialista para identificar o distúrbio do sono e iniciar o tratamento. “Em crianças, as causas podem estar relacionadas à rinite, adenoide, conhecida também como carne esponja, ou amídala grande. O uso de remédios é indicado, mas, geralmente, orienta-se a cirurgia para correção desses problemas, o que favorece o desenvolvimento infantil”, salienta.

Já no caso dos adultos, a rinite que causa o ronco é tratada com medicamentos. Além disso, quando a pessoa possui desvio de septo ou alterações na anatomia, como é o caso do palato mole mais extenso, local da “campainha”, é preciso intervenção cirúrgica. O médico ainda explica que há ainda outros fatores, como a pessoa estar cima do peso, em que é recomendado dieta e alternativas para perder os quilos a mais, ou, se a apneia é prolongada durante a noite, indica-se o uso de um aparelho específico que auxilia na respiração noturna. 

Caraguá

Matérias Relacionadas

Saúde

Uso de máscara em todos os lugares volta a ser recomendado em Santa Catarina

Entre os motivos apontados para o alerta estão a rápida disseminação da variante Ômicron pelo Estado
Uso de máscara em todos os lugares volta a ser recomendado em Santa Catarina
Segurança

Homem leva soco da esposa e quebra o dente em Jaraguá do Sul

O caso foi na noite desta sexta-feira (21).
Homem leva soco da esposa e quebra o dente em Jaraguá do Sul
Segurança

Banco Central comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix

Foram vazados dados cadastrais da Acesso Pagamentos
Banco Central comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix
Segurança

Proibido estacionamento na Rua Frederico Bartel, em Jaraguá do Sul, a partir do dia 24

A proibição é devido a grande circulação de caminhões no local
Proibido estacionamento na Rua Frederico Bartel, em Jaraguá do Sul, a partir do dia 24
Ver mais de