dengue

Você sabe o que são próteses fixas odontológicas?

Essas próteses fixas para pacientes que perderam todos os dentes, somente são possíveis através de um tratamento chamado implantes dentários

10 Set 2019 - 07h00Por Gustavo Dagostim

Infelizmente em um passado não tão distante, um dos métodos de tratamento mais recorrente se tratava de extrações dentárias. Com essas extrações, grande parte da população passou a sofrer pela ausência de um ou até mesmo todos os dentes.

A única alternativa de tratamento para pacientes que sofriam com essas ausências era o uso de próteses removíveis. Essas próteses removíveis poderiam ser parciais também conhecidas como ponte móvel, para pacientes que perderam alguns dentes, ou próteses móveis totais conhecidas também como dentadura, que eram indicadas para pacientes que perderam todos os dentes, seja na região superior (parte de cima) ou na região inferior (parte de baixo).

Dentro do grupo de próteses fixas, destacam-se as próteses sobre implantes por apresentar o seu comportamento semelhante ao dente natural, onde o paciente efetua todo o processo de higienização sem necessidade de remoção de seus dentes, além de apresentar maior retenção, segurança e maior estabilidade durante um bate papo com amigos e familiares. Também apresenta o benefício de maior conforto durante a mastigação, onde o paciente possui uma força mastigatória maior com esforço menor para triturar alimentos mais resistentes.

Essas próteses fixas para pacientes que perderam todos os dentes, somente são possíveis através de um tratamento chamado implantes dentários. Esse tratamento é dividido em duas fases: A primeira consiste na instalação do implante ou seja, a nova raiz do paciente, e a segunda fase é onde após a instalação dos implantes são fixadas as próteses fixas, ou seja, o dente propriamente dito. Através então desse conjunto entre a união do implante com a prótese fixa, que é formado o novo dente que irá realizar as funções mastigatórias no local onde o dente ou até mesmo todos os dentes foram perdidos.

Não existe um limite máximo de idade para que o paciente possa realizar um tratamento desde que o planejamento respeite as condições físicas e médicas de cada paciente individualmente. Isso significa que um paciente que usou próteses removíveis por trinta anos ou mais, tem condições de realizar o tratamento assim como um paciente que usa a cinco anos ou menos.

É por esse motivo então que os implantes dentários estão entre os tratamentos mais procurados dentro da odontologia atualmente e tem devolvido sorrisos e autoestima de muitos pacientes. É realmente fantástico tanto para nós, profissionais da área odontológica, quanto para nossos pacientes, termos a possibilidade de devolver novamente a oportunidade de um sorriso natural através de dentes fixos.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Ver mais de