Vitamina D: como manter os níveis equilibrados

A vitamina D é a vitamina do sol. Na nossa pele, a exposição solar produz várias reações químicas que estimulam a ativação da vitamina D. Lembrando que o uso do protetor solar impede que essas reações aconteçam

14 Jan 2019 - 06h30Por Cristiane Molon

A vitamina D é a vitamina do sol. Na nossa pele, a exposição solar produz várias reações químicas que estimulam a ativação da vitamina D. Lembrando que o uso do protetor solar impede que essas reações aconteçam. O ideal seria que a pessoa se expusesse dez minutos ao dia com a maior parte do corpo descoberta e que tomasse banho só depois de trinta minutos da exposição, para que ocorra a conversão da vitamina D na pele. 

A prática de exercícios ao ar livre é uma das formas de aumentar a absorção da vitamina D. Também a encontramos, em menor quantidade, em alguns alimentos, como salmão, atum, arenque, sardinha, gema de ovo, carne, leite e manteiga.

A vitamina D é absorvida no intestino, junto com as gorduras e com a ajuda da bile. Depois de absorvida, é convertida na pele no hormônio ativo, por meio dos raios ultravioletas. Por isso, a importância de exposição solar diária.

Para que ela desempenhe seu papel, precisa dos rins e do fígado funcionando direitinho, assim como a presença de radiação solar e alimentação equilibrada. Sabemos que alimentação rica em carboidratos refinados, como pães, massas, doces, açúcar, dificulta a absorção dessa vitamina. Talvez esteja aí um dos motivos de tanta gente estar com vitamina D baixa. Para ser absorvida, precisamos de uma alimentação equilibrada, com gorduras de boa qualidade e menos carboidratos refinados.

Excesso de vitamina D pode ser tóxico para o organismo?
Muita gente está ingerindo suplemento de vitamina D em altas doses, sem acompanhamento. Ela precisa de outras vitaminas para ser absorvida. Cada pessoa tem um metabolismo e uma necessidade. A suplementação de vitamina D mexe com o metabolismo do cálcio, magnésio e do fósforo. Se mal prescrita, pode fazer uma bagunça no metabolismo.

Qual a importância da vitamina D para a saúde?
A deficiência de vitamina D está relacionada a várias doenças. Os estudos mostram que baixos níveis dessa vitamina se relacionam a doenças autoimunes, doença inflamatória intestinal, depressão, infecções a repetição, doenças cardiovasculares, diabetes, dores articulares, câncer, doença de Parkinson e Alzheimer, entre outras. É importante frisar que idosos, crianças, gestantes, pessoas com pele morena e obesos apresentam mais deficiência de vitamina D.

Quais são os sinais de vitamina D baixa?
Um indicador pode ser a imunidade baixa, resfriados frequentes, alteração do humor, irritabilidade, dores no corpo, fraqueza e insônia. Por ser uma vitamina que também faz o papel de hormônio, os sinais e sintomas podem variar em cada pessoa. Alguns medicamentos tendem a interferir na absorção e utilização da vitamina D, como antiácidos, corticóides, laxantes e quimioterapia.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de