Unimed

Vinhos norte-americanos: experimente!

Entre os principais produtores de vinho do mundo, a quarta posição do ranking pertence aos Estados Unidos.

28 Set 2019 - 10h30Por Kelly Edmann

Entre os principais produtores de vinho do mundo, a quarta posição do ranking pertence aos Estados Unidos. É isso mesmo! O país está atrás apenas da Itália, da França e da Espanha e têm vinhedos dando origem a rótulos incríveis em todas as suas regiões. A maior concentração deles está em Washington, Oregon e Nova Iorque e na Califórnia, que, sozinha, é responsável por nada menos do que 90% de toda a produção norte-americana.

Entre as uvas mais cultivadas, estão as conhecidas (e cultuadas) Cabernet Sauvignon e Chardonnay. Entretanto, também dá para se deliciar bastante com vinhos Merlot, Pinot Noir, Syrah, Sangiovese, Sauvignon Blanc, Riesling, Viognier, Pinot Gris e a deliciosa Zinfandel!

Aliás, por falar nela, vale, aqui, destacar que a Zinfandel se tornou um ícone por lá. Em todas as adegas e supermercados há uma infinidade de opções para serem degustadas e apreciadas.  Superadaptada ao clima dos Estados Unidos, a uva, hoje, tem cerca de 90% da produção mundial originária no país. Ela também é cultivada, mas em pouca quantidade, na Austrália, na África do Sul e no México. 

Em geral, os vinhos são bastante aromáticos, com toques de frutas maduras e especiarias. O bacana é que dá para curtir rótulos de Zinfandel o ano todo, do inverno ao verão. É que, além da versão tinta, ainda há a branca, o que deixa tudo mais saboroso e versátil. 

Que tal, neste fim de semana, desbravar o mundo dessa uva tão interessante?