dengue 2

Vinhos: dicas para servir corretamente

A bebida é versátil e pode, sim, ser descomplicada, inserida no dia a dia, não ficando restrita apenas a situações comemorativas ou formais

19 Jul 2019 - 07h00Por Kelly Erdmann

Curtir uma taça de vinho tem tudo a ver com aquele jantar especial em um restaurante bacana. Mas, também combina com aquele momento tranquilo, descompromissado, de puro relaxamento em casa. A bebida é versátil e pode, sim, ser descomplicada, inserida no dia a dia, não ficando restrita apenas a situações comemorativas ou formais. 

Mas, apesar disso, é sempre interessante seguir algumas dicas para servi-la corretamente, extraindo só o melhor dela. Por isso, hoje, selecionei pontos que valem ser levados em consideração. Confira:

- Escolha o seu vinho: não compre um vinho só porque todo mundo diz que ele é bom ou é premiado, por exemplo. Vá experimentando, respeitando o seu paladar e fazendo harmonizações conforme o seu próprio gosto.  Com o tempo, você vai fazer escolhas conscientes e adequadas a cada situação. 

- Dê atenção à temperatura: não é frescura, vinhos e espumantes têm temperaturas ideais para serem servidos. Assim, respeitando-as, é possível obter o máximo da bebida. 
*Espumantes e champanhe: entre 4°C e 10°C
*Vinhos brancos: entre 7°C e 14°C
*Vinhos leves: entre 12°C e 17°C
*Vinhos tintos tânicos:  entre 17°C e 21°C

- Deixe-os respirando: alguns vinhos tintos precisam de um tempo em contato com o oxigênio para oferecer uma experiência completa de sabor e aroma. Aqueles produzidos com uvas Syrah, Merlot e Bordeaux são exemplos disso. O mesmo vale para rótulos envelhecidos, que ficam guardados por muito tempo. Para resolver a questão, use um decanter ou, simplesmente, mantenha a garrafa aberta por cerca de 30 minutos. 

- Use as taças corretas: sabemos que, a não ser que você seja um apaixonado convicto por vinhos, possivelmente, não terá todas as opções perfeitas de taças em casa. Mas, vale saber que cada tipo de vinho fica muito melhor na taça correta. 
*Vinhos tintos: taças com bojo mais largo
*Vinhos brancos: taças com bojo mais estreito
*Espumantes: taças alongadas e estreitas

- Abra com cuidado: abrir um vinho pode não ser uma tarefa tão simples, já que requer um pouco de habilidade. Mesmo assim, é importante cuidar para não destruir a rolha, deixando pedaços caídos dentro da garrafa. Uma dica: enrosque o saca-rolhas até a penúltima volta da espiral e puxe com atenção, aos poucos, sem força demais.

Pronto, agora, é só curtir o seu vinho ou espumante. Bom fim de semana!

Matérias Relacionadas

Economia

Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital

O segmento mostrou valorização nos preços médios de janeiro a março na comparação com o primeiro trimestre de 2023, segundo análise do Observatório FIESC.
Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Segurança

Ministro Renan Filho inaugura viaduto das BRs 101 e 470 em Navegantes

A obra do governo federal liga as duas rodovias mais movimentadas de Santa Catarina e faz parte do lote 1 da duplicação da BR-470
Ministro Renan Filho inaugura viaduto das BRs 101 e 470 em Navegantes
Ver mais de