transito

Vinhos brancos: tão complexos e saborosos quanto!

Engana-se quem pensa que a palavra “complexidade” só combina com os vinhos tintos. As nossas amadas uvas brancas também rendem rótulos incríveis, inclusive, de guarda.

02 Fev 2019 - 06h30Por Kelly Erdmann

Engana-se quem pensa que a palavra “complexidade” só combina com os vinhos tintos. As nossas amadas uvas brancas também rendem rótulos incríveis, inclusive, de guarda. Por isso, é hora de mandar os pré-conceitos embora e aproveitar os dias de calor para curtir muito esses aromas e sabores tão interessantes.

Mais leves e refrescantes, os vinhos brancos harmonizam superbem com os pratos que fazem a cabeça da maioria dos brasileiros no verão. Nesta lista estão os peixes, as saladas e as frutas. Então, com as temperaturas lá em cima, siga direto para as prateleiras cheias de Chardonnay, Vinho Verde, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Riesling e por aí vai.

O melhor deles? Tudo vai depender da ocasião e do seu paladar. No mercado, há uma enorme gama de variedades, com personalidades diferentes, que vão dos sabores frutados aos minerais, dos florais aos cítricos. É só descobrir o seu preferido e, depois, curtir cada garrafa.

Apesar de serem, essencialmente, mais leves, os vinhos brancos também têm entre eles aqueles mais encorpados. Além disso, como comentei, alguns podem ser envelhecidos por anos e anos. Exemplos? Podemos citar Rieslings, Sémillons e até bordeaux ou borgonhas. 

Mas, uma das coisas que eu mais admiro nos brancos é a versatilidade e, em geral, a facilidade de beber. Tanto é que eles funcionam bem em coquetéis e misturas com frutas. Aliás, vale experimentar: vinho com algumas uvas. Elas podem ser congeladas servindo até para manter a taça gelada sem aguar o vinho. 

Vamos abrir um vinho branco, hoje?

 

Matérias Relacionadas

Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Economia

Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital

O segmento mostrou valorização nos preços médios de janeiro a março na comparação com o primeiro trimestre de 2023, segundo análise do Observatório FIESC.
Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Ver mais de