Vida saudável em 2020 é possível alterando pequenos hábitos

Se esse é o seu foco para o ano, descubra como alterar a rotina e viver plenamente

27 Jan 2020 - 15h00Por Cristiane Molon

Ter uma vida saudável está entre as metas do ano de muitas pessoas. Apesar de ser considerado um desafio, colocá-lo em prática iniciando com a mudança de pequenos hábitos pode garantir mais qualidade de vida. 

Vale lembrar que as grandes transformações ocorrem de dentro para fora, alterando também a mentalidade. Tudo deve iniciar a partir de um planejamento, pois só com organização é possível iniciar uma rotina saudável. Então, hoje, vou dar algumas dicas para investir em saúde e bem-estar:

- Sono de qualidade: a maior quantidade de liberação de melatonina, indutor natural do sono, ocorre até 23h. Dormir antes desse horário garante um sono profundo e reparador. Ele é importante para o equilíbrio hormonal, contribui no emagrecimento e na boa memória. O momento relaxante ideal requer um quarto escuro e longe de dispositivos luminosos, como TV e celulares. Além disso, as preocupações precisam ficar de lado. Esvazie a mente antes de dormir e tenha um sono tranquilo. 

- Redução de açúcar: ele é viciante e não oferece nada de bom ao organismo. Não adianta substituir por outros tipos, como mascavo ou demerara, pois, apesar de terem alguns nutrientes, são provenientes do mesmo ingrediente. Entre os fatores maléficos estão o envelhecimento precoce, células que também envelhecem rapidamente, prejuízos na qualidade da memória e cérebro, além de ser um fator para diabetes. A orientação é optar pelo açúcar de fonte natural presente nas frutas, legumes e vegetais. 

- Xô, sedentarismo: praticar algum exercício, cinco vezes por semana, por, no mínimo, 20 minutos, já é um primeiro passo. A atividade física auxilia a envelhecer mais devagar, previne problemas cardiovasculares e é um ganho de qualidade de vida. Se não for possível cumprir esse cronograma, um alongamento matinal e alguns polichinelos, por exemplo, são uma forma de movimentar o corpo. Fuja do sedentarismo! Caminhe, pedale, faça ioga, enfim, não importa qual a atividade, o que não pode é ficar parado. O foco é ter mais saúde, energia e disposição. 

- Evitar o estresse: fins de semana são para relaxar e se desligar e devem ser respeitados, assim como não levar trabalho para casa à noite. Pequenas pausas durante o dia ajudam a recarregar as energias. Tirar um tempo para o lazer e a família e se desligar dos assuntos relacionados ao trabalho ajudam a levar uma vida mais leve. 

Comece agora e faça de 2020 o ano da saúde e bem-estar!

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de