dengue 2

Verão também é época de realizar a tão sonhada cirurgia plástica

No topo da lista de plásticas realizadas no Brasil, conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, estão o implante mamário e a lipoaspiração, duas cirurgias diretamente ligadas à autoestima feminina, que ganham força neste período.

19 Dez 2018 - 06h30Por Josinaldo Martins

O calor do verão já chegou e, na estação mais quente do ano, os corpos ficam mais à mostra, estimulando quem está insatisfeito com a silhueta a procurar novos hábitos e alternativas como a cirurgia plástica. Longe da ideia de que esses procedimentos estéticos só podem ser feitos no inverno, a temporada de férias facilita o processo inteiro, incluindo a recuperação.

No topo da lista de plásticas realizadas no Brasil, conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, estão o implante mamário e a lipoaspiração, duas cirurgias diretamente ligadas à autoestima feminina, que ganham força neste período. A motivação é lógica: o sentimento de desconforto gerado pelo tamanho do seio ou pela flacidez na região das mamas e a falta de contornos corporais evidenciados ao vestir um biquíni ou roupa decotada.

Chamada de mamoplastia de aumento, a colocação de silicone é uma das alternativas para quem se incomoda com as mamas. Totalmente individualizada, ela deve ser feita apenas para satisfação própria. Nunca faça por vontade de alguém, para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal ou pela pressão social comum ao verão. O implante só é indicado para mulheres fisicamente saudáveis e, o mais importante, com expectativas realistas. Além disso, os seios devem estar totalmente desenvolvidos.

Lipoaspiração x verão

As mesmas indicações servem também às demais cirurgias plásticas, incluindo a lipoaspiração. Em geral, a principal queixa das mulheres é com o excesso de gordura, sobretudo, nas coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte interna do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos.

O paciente ideal para uma lipoaspiração é aquele que está dentro do peso ideal, mas que demonstra uma insatisfação com a silhueta, apesar dos hábitos saudáveis. É muito comum o contorno do corpo ser desproporcional. Isso ocorre porque a genética também é responsável pela forma e o constrangimento pode durar ao longo de uma vida e, até mesmo, proporcionar um isolamento social.

Apesar de os dias quentes já terem chegado nunca é tarde para começar a ter hábitos saudáveis e também, se esse for necessário, planejar a lipoaspiração. Os resultados do procedimento ficam visíveis após o inchaço causado pela cirurgia desaparecer. O paciente não necessariamente estará proibido de frequentar praias ou piscinas, mas deverá evitar exposição solar prolongada com objetivo de bronzeamento. É possível ir à praia e à piscina no pós-operatório, desde que utilize protetor solar e se proteja do sol. 

Após realizar a lipoaspiração, é importante manter o peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O procedimento não é um tratamento para combater a obesidade. Esta deve ser revertida com a prática de exercício físico, bons hábitos alimentares e acompanhamento médico de um endocrinologista ou nutricionista.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Economia

Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital

O segmento mostrou valorização nos preços médios de janeiro a março na comparação com o primeiro trimestre de 2023, segundo análise do Observatório FIESC.
Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Ver mais de