transito

Vasectomia ainda enfrenta insegurança por parte dos homens

Para começar, é importante entender que o procedimento só é indicado para homens acima de 25 anos de idade ou com, pelo menos, dois filhos vivos.

24 Out 2019 - 11h00Por Raphael Lahr

O interesse pelo encerramento da fecundidade masculina tem ganhado espaço no Brasil ao longo dos últimos anos. Mas, a vasectomia ainda é cercada de mitos e dúvidas. Por isso, hoje, vamos esclarecer o assunto. 

Para começar, é importante entender que o procedimento só é indicado para homens acima de 25 anos de idade ou com, pelo menos, dois filhos vivos. O paciente precisa estar certo quanto à vontade de não gerar mais crianças. A recomendação da operação também ocorre em situações nas quais uma gestação pode provocar riscos à mãe ou ao bebê. 

Simples, a cirurgia requer anestesia local e tem recuperação rápida. No pré-operatório, são poucos os exames necessários. Além disso, o paciente vai para casa logo após realizá-lo e pode voltar às atividades normais depois de dois ou três dias, dependendo da profissão.

Um grande impasse, porém, tem relação com a insegurança dos homens, o que impacta ainda no alto número de laqueaduras realizadas pelas mulheres. A falta de informação traz o medo, mas é preciso ter em mente que o procedimento não causa impotência e, muito menos, diminui a libido e o desempenho sexual. 

No Brasil, foi registrado um aumento significativo na procura pelo procedimento. Dados da plataforma Data/SUS indicam que, no ano de 2017, ocorreram 57 mil cirurgias, ou seja, houve um crescimento de 123% no comparativo com 2008.

Matérias Relacionadas

Economia

Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital

O segmento mostrou valorização nos preços médios de janeiro a março na comparação com o primeiro trimestre de 2023, segundo análise do Observatório FIESC.
Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Segurança

Ministro Renan Filho inaugura viaduto das BRs 101 e 470 em Navegantes

A obra do governo federal liga as duas rodovias mais movimentadas de Santa Catarina e faz parte do lote 1 da duplicação da BR-470
Ministro Renan Filho inaugura viaduto das BRs 101 e 470 em Navegantes
Ver mais de