Varicocele é uma das principais causas de infertilidade masculina

Com uma taxa de ocorrência que gira em torno dos 15% no mundo, a varicocele atinge até 35% dos casais que têm dificuldades em engravidar

27 Jun 2019 - 08h00Por Raphael Lahr

Com uma taxa de ocorrência que gira em torno dos 15% no mundo, a varicocele atinge até 35% dos casais que têm dificuldades em engravidar. O número coloca a doença entre os principais indicadores de infertilidade masculina e pode afetar homens adultos e também adolescentes. Nesse grupo, aliás, ela tende a se manifestar por volta dos 15 anos de idade. 

Caracterizada pela dilatação das veias que drenam o sangue testicular devido à incompetência das válvulas venosas, associada ao refluxo venoso, a varicocele pode gerar dor e, em casos específicos, à diminuição do tamanho dos testículos. Predominantemente, ela afeta o testículo esquerdo (75 a 95%) e algumas vezes aparece em ambos (10% a 20%). Raramente, porém, é encontrada no lado direito.

Os pacientes com diagnóstico de varicocele, muitas vezes, costumam referir a presença de varizes nas pernas e até mesmo de doença hemorroidária. Essas indicações evidenciam que as alterações venosas são sistêmicas e não somente restritas às veias do escroto. Existe também um fator hereditário a ser considerado, pois é muito comum na história familiar os pais também terem apresentado varicocele no passado.

Apesar disso, é importante salientar que a varicocele possui tratamento. Ele é cirúrgico e deve ser oferecido tanto aos adolescentes, quanto aos homens adultos com varicocele grau II ou III que apresentam comprometimento na fertilidade. Para saber mais, vale consultar um urologista.