Vamos abrir um vinho?

10 Nov 2018 - 08h30Por Kelly Erdmann

Vamos combinar uma coisa, antes de mais nada? Vamos?

Aqui, você pode entrar, ficar à vontade, seja acompanhado ou sozinho, abrir um vinho (qualquer um) e se deliciar com a experiência, sem normas, sem códigos de conduta, sem receios. Porque, aqui, acreditamos que, sim, o vinho é democrático, é para todos e não precisa (nem deve) ficar preso a eventos especiais, regras e medos.

Ok, sabemos que, em torno dele, há alguns princípios cultuados faz muito muito tempo. E, sim, eles têm um papel importante, inúmeros motivos para estarem ali. Por isso, a ideia é desbravar esse universo para que, juntos, possamos descobrir todos eles. Mas, sem medo de errar. Aqui, não existe certo e errado. Existem preferências.

Aliás, quando se trata de vinhos e espumantes, tudo se resume às preferências. Cada um é livre para gostar mais de moscatel do que de brut, para preferir um vinho leve e frutado, para amar um rótulo de menos de R$ 20 ou para escolher sempre o mais adstringente do cardápio. Tanto é que, recentemente, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) lançou a campanha ‘Seu vinho, suas regras’. O intuito? Fomentar o consumo do público nascido entre as décadas de 1980 e 1990 e também em quem se identifica com essa nova forma de encarar a vida, na qual é possível cultuar as tradições, mas não sem saber os por quês.

Aliás, falando em ‘por quês’, vou confessar a vocês que, no mundo dos vinhos, eles são encantadores. Foram eles que, pouco a pouco, tiveram a audácia de me conquistar sem parcimônia nenhuma.

Tudo tem um por quê. Quer ver? Por que, ao pedir um vinho em um restaurante, há um ritual (quase caricato) de cheirar a rolha, olhar o líquido na taça, tomar um gole e, então, permitir que o garçom sirva todos à mesa? Simples! Em resumo: para entender o que será degustado, saber se está tudo ok e, assim, ter uma experiência completa, deixando-se envolver em todos os sentidos pela bebida.

Viu? Fácil, simples... encantador.

Agora, tenho um convite: que tal descobrirmos todo esse mundo juntos? Que tal embarcar nessa viagem comigo? Que tal, para começar, abrirmos um vinho?

 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de