transito

Ureterorrenolitotripsia flexível

Para viver com saúde em todas as fases da vida, é preciso seguir cuidados que incluem alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e prevenção

17 Jan 2019 - 06h30Por Lucas Galdino

Para viver com saúde em todas as fases da vida, é preciso seguir cuidados que incluem alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e prevenção. Mesmo assim, por vezes, surgem algumas doenças que exigem tratamentos complexos e que exigem tecnologia e experiência médica como suportes imprescindíveis.

Quando se trata de problemas urológicos, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, todas as pessoas estão suscetíveis, incluindo homens, mulheres e crianças.  As alterações genito-urinárias, que também podem aparecer em qualquer idade, envolvem cólicas renais, infecções nos rins, casos de HPB (hiperplasia prostática benigna), tumores, infertilidade e diversas outras.

Por isso, fazer exames rotineiros, estar atento aos sinais emitidos pelo corpo e procurar acompanhamento médico é essencial para a manutenção da saúde urológica. Com apoio da tecnologia e de profissionais qualificados, é possível tratar grande parte dos problemas com menos dor e mais eficiência.

Um exemplo é a ureterorrenolitotripsia flexível. Apesar do nome difícil, o tratamento tem uma indicação que envolve milhares de pessoas: ajuda a resolver os temidos cálculos urinários. Minimamente invasiva, a técnica endoscópica permite o tratamento de cálculos que estejam localizados fora do alcance dos aparelhos semirrígidos tradicionalmente utilizados.

O ureteroscópio flexível pode atingir todos os locais do aparelho urinário através da uretra, sem que, para isso, seja necessária qualquer incisão na pele. Nesta técnica, a fonte de energia utilizada para quebrar o cálculo urinário é o Laser, que é gerado pela conversão de energia elétrica em energia luminosa e atua como uma onda de choque responsável pela destruição dos cálculos. Quando acionado, ele inicia a pulverização do cálculo sob o controle visual do cirurgião.

Os fragmentos restantes podem ser retirados com pinças ou “baskets” ou, quando são de tamanho muito pequeno, acabam eliminados espontaneamente na urina. A grande vantagem desta tecnologia é a capacidade de fragmentar todos os tipos de cálculos com índices de sucesso que chegam próximos a 98,5%.

A diferença entre a ureterolitotripsia rígida e a flexível é que a primeira é feita com um ureteroscópio rígido que permite a visualização e manipulação de cálculos apenas em linha reta e é utilizada, principalmente, para as pedras localizadas próximas à bexiga. Já a ureterolitotripsia flexível é realizada com um ureteroscópio flexível que pode ser curvado até 270°, o que permite a eliminação dos cálculos localizados no interior do rim.

A ureterolitotripsia flexível a laser permite tratar múltiplos cálculos renais na mesma cirurgia. Tudo isso, oferece a vantagem de retorno rápido às atividades diárias.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Segurança

Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida

Ela tem diagnóstico de esquizofrenia
Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida
Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Ver mais de