transito

Um brinde aos vinhos catarinenses!

Estamos em plena colheita da uva e o cheirinho adocicado da fruta tem deixado a Serra Catarinense ainda mais irresistível. É que por lá, ao longo do mês de março, está acontecendo a Vindima de Altitude.

23 Mar 2019 - 07h30Por Kelly Erdmann

Estamos em plena colheita da uva e o cheirinho adocicado da fruta tem deixado a Serra Catarinense ainda mais irresistível. É que por lá, ao longo do mês de março, está acontecendo a Vindima de Altitude. O evento, aberto aos visitantes, reúne cerca de 15 vinícolas que levam em sua produção a bandeira de Santa Catarina, fortalecendo, cada vez mais, a cultura do vinho não só no Estado, mas em todo o país. 
 
Aliás, neste ano, todo mundo deverá ter bons motivos para comemorar e brindar a presença e a oferta dos rótulos catarinenses no mercado. Os vitivinicultores esperam colher nada menos do que um milhão de quilos de uva e, assim, produzir 1,2 milhão de garrafas. Com esse volume, a safra tende a ser uma das melhores dos últimos anos. Ou seja, se tudo sair como o planejado, teremos muitas opções de compra por aí. 
 
Situados a 1,4 mil metros de altitude, os vinhedos da região de São Joaquim possuem em torno de duas décadas de existência. Os primeiros rótulos chegaram por volta de 2005 e, hoje, esses vinhos e espumantes vêm colecionando prêmios nacionais e internacionais e chamando a atenção de especialistas e consumidores. 
 
Entre as principais marcas, estão a Pericó, a Thera e a Villa Francioni. Mas, há várias outras espalhadas por municípios como Urubici, Bom Retiro, Videira, Água Doce e, claro, São Joaquim. Atualmente, os produtores têm buscado, além de ampliar a oferta e melhorar ainda mais a qualidade, conquistar uma Indicação Geográfica para os vinhos de altitude. Em Santa Catarina, os Vales das Uvas Goethe já possuem o selo, a exemplo do que ocorre em várias regiões do Rio Grande do Sul, principal produtor do Brasil. 
 
E, então, que tal curtir o fim de semana na companhia de um vinho ou espumante catarinense? 

Fotos: Villa Francioni / Vinícola Thera / Pericó

Villa FrancioniVinícola TheraPericó

Matérias Relacionadas

Segurança

Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida

Ela tem diagnóstico de esquizofrenia
Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida
Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Ver mais de